Brasil joga bem, vence Alemanha e encaminha classificação no Mundial

O Brasil havia empatado com a Coreia do Sul na estreia, no sábado, e venceu a frágil República Democrática do Congo na segunda-feira

© DR

Esporte Handebol 08/12/15 POR Estadao Conteudo

A seleção brasileira feminina de handebol demonstrou força nesta quarta-feira no Mundial da modalidade, que está sendo disputado na Dinamarca. Jogando em Kolding, as atuais campeãs jogaram muito bem contra a Alemanha, venceram por 24 a 21 pela terceira rodada do Grupo C, e encaminharam a classificação para as oitavas de final.

PUB

O Brasil havia empatado com a Coreia do Sul na estreia, no sábado, e venceu a frágil República Democrática do Congo na segunda-feira. Na quinta, a seleção é favoritíssima contra a rival Argentina. Depois, na sexta, fecha a primeira fase contra a França, em jogo que deve definir o primeiro colocado da chave. Quem perder, por outro lado, cai para terceiro.

Até aqui a chave segue o previsto, com Brasil, França e Coreia do Sul brigando pelo posto de primeira força (francesas e sul-coreanas também ficaram no empate entre elas), a Alemanha em quarto (atropelou Argentina e perdeu de França e Brasil), a Argentina em quinto e o Congo (ex-Zaire) em sexto, só com derrotas.

Para o Brasil, vencer a Alemanha nesta terça-feira era a consolidação desse cenário. As alemãs não conseguiram vaga no Mundial pelo Europeu e só estão na Dinamarca por convite. Mas, em março, a seleção brasileira perdeu para a alemã em um torneio amistoso.

No Mundial, a vantagem de três gols não demonstra o equilíbrio que foi o jogo, mas deixa claro que o Brasil, que liderou o placar em todos os momentos chaves da partida, está um estágio à frente da Alemanha.

Até 6 a 6, sempre a Alemanha marcou um gol e o Brasil buscou o empate. A virada só veio em 7 a 6, com Duda. Ao fim do primeiro tempo, a seleção vencia por 9 a 8, com três gols de Duda, dois de Jéssica e outros dois de Ana Paula. As três que mais brilharam na quadra.

Na segunda etapa, a Alemanha até chegou a pular à frente, em 12 a 11, mas só ficou dois minutos em vantagem. Faltando 17 minutos para acabar, o Brasil abriu dois gols de vantagem pela primeira vez. A Alemanha marcou em seguida e o jogo seguiu assim, com a vantagem brasileira variado de dois para um gol.

Quando a Alemanha apertou, a goleira Mayssa brilhou, defendendo dois tiros de sete metros (o pênalti do handebol). Com a defesa garantindo atrás, o ataque também funcionou. Com três gols em sequência, de Ana Paula, Duda e Jéssica (sempre elas), o Brasil abriu 23 a 19 e garantiu a vitória.

Duda fez três gols de média distância e, com sete no total, fechou o jogo como artilheira. Jéssica anotou cinco, contra quatro de Fernanda e Ana Paula. Melhor do mundo em 2012, a ponta Alexandra jogou pouco e não marcou gols. Lá atrás, as goleiras também garantiram. Babi fez 11 defesas (38% de aproveitamento) e Mayssa outras quatro (57%). Com informações do Estadao Conteudo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Investigação Há 13 Horas

Laudo aponta que míssil da Rússia derrubou avião no Cazaquistão

fama Luto Há 16 Horas

Morre ator Ney Latorraca, aos 80 anos

fama Bebê Há 18 Horas

Neymar será pai pela quarta vez e terá segunda filha com Bruna Biancardi

fama Festas Há 17 Horas

Filho de Leonardo, João Guilherme dispensa Natal do pai e passa com Xuxa

fama Emergência Médica Há 11 Horas

Internado na UTI, saiba quem é Toguro, influencer indiciado por homicídio

mundo Cazaquistão Há 16 Horas

Nevoeiro, aves, míssil russo… O que se sabe sobre a queda de avião?

mundo Avião Há 17 Horas

Corpo é encontrado no trem de pouso de avião no Havai

lifestyle Saúde Há 17 Horas

Nariz entupido? Saiba como resolver este incômodo

fama Tragédia Há 10 Horas

Ator de 'Baby Driver', Hudson Meek, morre aos 16 anos

fama LUTO Há 12 Horas

Famosos lamentam morte de Ney Latorraca