Estudo mostra que lojistas têm aumentado a margem de lucro na venda de usados

As negociações estão sendo retomadas, mas os lojistas tentam aumentar a margem de lucro para compensar a queda nas vendas registrada no período mais difícil, entre abril e junho

© null

Economia Negócios 20/09/20 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O mercado de carros usados mudou com a pandemia, e essa não é uma boa notícia para quem pretende adquirir um carro de segunda mão.

PUB

 

As negociações estão sendo retomadas, mas os lojistas tentam aumentar a margem de lucro para compensar a queda nas vendas registrada no período mais difícil, entre abril e junho.

Segundo levantamento feito pela plataforma Auto Avaliar, empresa de tecnologia especializada na gestão de estoque, a avaliação de carros por parte dos revendedores cresce em um ritmo mais veloz do que a captação.

Isso significa que os lojistas estão mais cautelosos, com receio de comprar automóveis com baixa liquidez.

Em agosto, o estoque de usados em concessionárias e revendedores multimarca era suficiente para atender a 40 dias de vendas. J.R. Caporal, CEO da Auto Avaliar, diz que o número pode até parecer bom, mas é baixo e indica que os lojistas não estão captando veículos.

O estudo mostra que, em janeiro, o lucro bruto por veículo usado comercializado era de R$ 4.716, em média. Hoje essa margem chega a R$ 5.963.

"Como o volume de negócios é menor, as concessionárias acabam aumentando o lucro bruto por venda para conseguir sobreviver a este período de crise", diz Fabio Braga, gerente regional da MegaDealer, multinacional especializada na distribuição de veículos.

De acordo com o levantamento -que considerou 1,1 milhão de operações realizadas por 1.971 concessionárias e lojas multimarca nacionais-, o campeão da rentabilidade durante o mês de agosto foi o Fiat Argo ano 2018, especificamente na cor branca.

O hatch compacto ficou, em média, 30 dias no pátio das lojas. O lucro bruto gerado por unidade foi de R$ 6.192.

Há uma explicação provável para o resultado obtido pelo modelo da Fiat: a venda realizada por locadoras. Essas empresas compram os modelos zero-quilômetro com grandes descontos e, um ou dois anos depois, os colocam à venda com pouco uso.

Os lojistas adquirem lotes desses automóveis a preço mais baixo, e assim conseguem margem elevada na revenda.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Harry e Meghan Markle Há 11 Horas

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

politica Investigação Há 11 Horas

PF põe Bolsonaro como líder de organização e vê viagem aos EUA como parte de plano, diz TV

brasil Goiás Há 13 Horas

Piloto de avião que caiu em Goiás mandou vídeo dentro de aeronave

fama Beto Barbosa Há 7 Horas

Beto Barbosa é criticado por ter se casado com adolescente de 15 anos

fama Viralizou Há 12 Horas

Rafa Vitti cita segredo sexual de Tatá na frente do pai da apresentadora

fama Vídeo Há 11 Horas

DiCaprio é acusado de 'comportamento desrespeitoso' em hotel

fama Ron Ely Há 14 Horas

Revelada causa da morte de Ron Ely, ator de 'Tarzan'

economia Banco do Brasil Há 13 Horas

Banco do Brasil: Clientes aplicaram R$ 4,7 mi no Tesouro via WhatsApp desde lançamento

fama Redes Sociais Há 7 Horas

Jojo Todynho vira garota-propaganda da Havan, que ironiza 'cancelamento'

fama Presos Há 10 Horas

Famosos que foram presos várias vezes: Quem tem o recorde?