Estudo mostra que lojistas têm aumentado a margem de lucro na venda de usados

As negociações estão sendo retomadas, mas os lojistas tentam aumentar a margem de lucro para compensar a queda nas vendas registrada no período mais difícil, entre abril e junho

© null

Economia Negócios 20/09/20 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O mercado de carros usados mudou com a pandemia, e essa não é uma boa notícia para quem pretende adquirir um carro de segunda mão.

PUB

 

As negociações estão sendo retomadas, mas os lojistas tentam aumentar a margem de lucro para compensar a queda nas vendas registrada no período mais difícil, entre abril e junho.

Segundo levantamento feito pela plataforma Auto Avaliar, empresa de tecnologia especializada na gestão de estoque, a avaliação de carros por parte dos revendedores cresce em um ritmo mais veloz do que a captação.

Isso significa que os lojistas estão mais cautelosos, com receio de comprar automóveis com baixa liquidez.

Em agosto, o estoque de usados em concessionárias e revendedores multimarca era suficiente para atender a 40 dias de vendas. J.R. Caporal, CEO da Auto Avaliar, diz que o número pode até parecer bom, mas é baixo e indica que os lojistas não estão captando veículos.

O estudo mostra que, em janeiro, o lucro bruto por veículo usado comercializado era de R$ 4.716, em média. Hoje essa margem chega a R$ 5.963.

"Como o volume de negócios é menor, as concessionárias acabam aumentando o lucro bruto por venda para conseguir sobreviver a este período de crise", diz Fabio Braga, gerente regional da MegaDealer, multinacional especializada na distribuição de veículos.

De acordo com o levantamento -que considerou 1,1 milhão de operações realizadas por 1.971 concessionárias e lojas multimarca nacionais-, o campeão da rentabilidade durante o mês de agosto foi o Fiat Argo ano 2018, especificamente na cor branca.

O hatch compacto ficou, em média, 30 dias no pátio das lojas. O lucro bruto gerado por unidade foi de R$ 6.192.

Há uma explicação provável para o resultado obtido pelo modelo da Fiat: a venda realizada por locadoras. Essas empresas compram os modelos zero-quilômetro com grandes descontos e, um ou dois anos depois, os colocam à venda com pouco uso.

Os lojistas adquirem lotes desses automóveis a preço mais baixo, e assim conseguem margem elevada na revenda.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Christina Applegate Há 12 Horas

Com esclerose múltipla, atriz de Friends mal consegue segurar o celular

justica Goiânia Há 13 Horas

Homem mata colega de trabalho após ela negar beijo forçado

fama Rafael Cardoso Há 13 Horas

Sônia Bridi processa Rafael Cardoso por invasão de casa, ameaças e danos

fama Realeza britânica Há 13 Horas

Reveladas as últimas palavras que Elizabeth II escreveu em seu diário

politica JAIR-BOLSONARO Há 5 Horas

Bolsonaro diz que vitória de Trump é 'passo importantíssimo' para volta ao Planalto e cita Temer vice

fama Ben Affleck e Jennifer Lopez Há 11 Horas

Affleck e Garner ficam "confusos" com selfie da filha com irmã de J.Lo

esporte Arábia Saudita Há 11 Horas

Al Hilal avalia rescisão com Neymar e cogita contratar Cristiano Ronaldo

fama LEANDRO-HASSUM Há 8 Horas

Leandro Hassum abre o jogo sobre mudança 10 anos após bariátrica

mundo EUA Há 11 Horas

Imagens mostram destruição causada por incêndio na Califórnia; veja

fama Cinema Há 4 Horas

'É loucura red carpet, tem que ficar escolhendo a desgraça do look', brinca Fernanda Torres