Administração Trump ameaça Nova York, Seattle e Portland com cortes

O Departamento da Justiça norte-americano avisou hoje que as "cidades progressistas" de Nova Iorque, Seattle e Portland poderão ser privadas de financiamentos federais por causa de um suposto laxismo na manutenção da ordem.

© Pixabay

Mundo Donald Trump 21/09/20 POR Notícias Ao Minuto Brasil

O Departamento de Justiça americano avisou hoje que as "cidades progressistas" de Nova York, Seattle e Portland poderão ser privadas de financiamentos federais por causa de um suposto laxismo na manutenção da ordem. A eventual privação dos fundos federais, nestas circunstâncias, tem na base a extensão de um decreto publicado no início deste mês pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

PUB

As autoridades de Nova York já ameaçaram recorrer à Justiça se o Governo republicano avançar com as medidas.

"Não podemos desperdiçar fundos públicos quando a segurança dos cidadãos está em jogo", afirmou o procurador-geral dos EUA, William Barr.

Para a Administração Trump, as autoridades locais das três cidades permitiram que se registrassem episódios de "anarquia, violência e destruição".

Portland e Seattle estão na "lista negra" por não terem contido os excessos que ocorreram à margem das manifestações ligadas à morte de George Floyd, um afro-americano morto em 25 de maio pela polícia de Minneapolis.

Em Seattle, além das manifestações associadas à morte de Floyd, está sobretudo em causa a criação de uma "zona autônoma" estabelecida durante várias semanas num bairro da cidade e de onde a polícia se retirou.

Esse perímetro, contudo, foi aberto no início de julho, após vários incidentes que provocaram duas mortes e que levaram a polícia a retomar o controle da zona.

Em Portland, a Administração Trump denunciou o caos em que caiu a cidade depois de manifestações diárias da população local, onde ocorreram também atos de destruição e de pilhagem.

Por sua vez, Nova York está em causa por não ter levado a julgamento alguns manifestantes presos durante as marchas de primavera, bem como pelo aumento no número de tiroteios na cidade nos últimos meses.

"Tudo isto é profundamente político e inconstitucional", reagiram numa declaração conjunta os prefeitos das três cidades em questão, em que acusam a Administração de Donald Trump de se "esquivar às suas responsabilidades e culpar os outros pelos seus erros para esconder as suas deficiências".

O governador do estado de Nova York, o democrata Andrew Cuomo, já avisou que se o Governo de Trump tentar efetivamente privar a cidade nova-iorquina de uma parte dos financiamentos federais terá de enfrentar a Justiça.

Numa coletiva de imprensa, um conselheiro político das autoridades da cidade de Nova York lembrou que os financiamentos federais são definidos pelo Congresso e não pelo Governo.

Em 2019, Nova York recebeu 8.400 milhões de dólares provenientes dos financiamentos federais, o que representa 9,1% do total do seu orçamento.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 6 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 9 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 12 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

brasil BR-116 Há 10 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama WILLIAM-BONNER Há 8 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

fama Vanessa Carvalho Há 10 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

fama Pedro Leonardo Há 10 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 9 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 9 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Afogamento Há 19 Horas

Famosos que morreram afogados: Casos mais impactantes