Vencedora do leilão de energia, Alupar diz que desistiu

A Alupar Investimento desistiu de participar no Leilão de Energia A-5 promovido nesta quinta-feira, 29, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) do empreendimento Sinop, que será construído no Mato Grosso. Segundo fato relevante, a manifestação ocorreu antes do início do certame, por meio de assinatura de um termo de retirada. Entretanto, o consórcio formado por Alupar e Eletrobras foi o vencedor do leilão.

© Reuters

Economia Retrocesso 29/08/13 POR Agencia Estado

"Assim, a companhia esclarece aos seus acionistas e ao mercado em geral que os atos necessários à formalização de sua desistência em participar do empreendimento já se encontram em andamento, de maneira que os manterá informados acerca dos próximos passos a serem seguidos em relação à sua retirada", informou a Alupar em nota.

PUB

Em coletiva, os organizadores do leilão informoaram que a Comissão Especial de Licitação foi pega de surpresa com o anúncio feito pela Alupar. A companhia compôs, junto com Chesf e Eletronorte, o consórcio vencedor da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, ativo mais disputado do certame desta quinta. A Alupar detém 51% do consórcio e os 49% restantes pertencem às companhias controladas pela Eletrobras.

Sem dar detalhes, o presidente da Comissão Especial de Licitação, Ivo Sechi Nazareno, afirmou que o assunto ainda precisa ser analisado. Representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) informaram que ainda não foram comunicados oficialmente sobre a decisão da Alupar.

Uma das opções seria a substituição da Alupar no consórcio. "À luz do que foi oficializado à Aneel, vamos divulgar uma opinião sobre aquilo que o edital rege. Se for legítimo, será aceita", afirmou Nazareno.

O presidente da EPE, Mauricio Tolmasquim, destacou que, na pior das hipóteses, o ativo poderia ser assumido pelo segundo colocado no leilão. O preço da energia oferecida seria o mesmo ofertado pelo consórcio que ficou na segunda colocação.

"Estamos tranquilos porque a usina será concedida e construída. Houve uma grande disputa e tivemos um segundo colocado. Se tudo der errado, entrará o segundo colocado", destacou Tolmasquim. A definição do consórcio que será responsável pela construção da usina deverá ocorrer até outubro.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Viih Tube Há 22 Horas

Viih Tube permanece na UTI após complicações no pós-parto de Ravi

mundo Dylan Thomas Há 22 Horas

Herdeiro de R$ 1,6 bilhão, de 24 anos, é preso após matar amigo

fama Miguel Azevedo Há 22 Horas

Filho do cantor gospel J Neto morre um mês após pai sofrer infarto

mundo EUA Há 19 Horas

Americano desperta do coma após choque elétrico de 4.160 Volts na cabeça

brasil Atentado Há 15 Horas

Amigos falam em transformação de autor de atentado: 'Era um visionário'

politica EXPLOSÃO-DF Há 23 Horas

Ex-mulher afirma à PF que autor de explosões planejava matar Moraes

fama Viih Tube Há 23 Horas

Viih Tube vai para UTI e passa por transfusão após complicações no parto

tech Inteligência Artificial Há 21 Horas

IA do X diz que Musk é um dos principais disseminadores de 'fake news'

fama Grammy Latino Há 21 Horas

Grammy Latino 2025: Brasileiros brilham em noite de premiações em Miami

fama PAULA-FERNANDES Há 21 Horas

Paula Fernandes rebate boatos de antipatia e faz desabafo nas redes