Dez coisas a fazer pela manhã para ser mais produtivo

Estes hábitos vão fazer com que tenha mais energia, mais controle e calma, e consequentemente seja mais produtivo

© DR

Lifestyle Trabalho 16/12/15 POR Notícias Ao Minuto

Recentemente um grupo de pesquisadores da Universidade de Nottingham descobriu que a energia e o autocontrole além de estarem intrinsecamente ligados também são recursos diários finitos que se ‘cansam’ tal como os músculos.

PUB

Mesmo que muitas vezes não se dê conta, à medida que o dia avança vai tendo cada vez mais dificuldade em exercer o autocontrole e em se forcar no seu trabalho. À medida que vai perdendo autocontrole, sente-se cansado, as tarefas lhe parecem mais difíceis e o bom humor vai se perdendo.

Mas, como destaca a edição online da revista Forbes, estes hábitos matinais podem fazer toda a diferença uma vez que lhe vão dar mais energia e autocontrole para que se mantenha produtivo ao longo do dia.

1. Beba água com limão. Faça-o ao acordar. Vai aumentar os seus níveis de energia física e mental.

2. Pratique exercício. Vai lhe dar energia, ajudá-lo a controlar os seus impulsos e ainda pode melhorar o seu humor matinal.

3. Nada de TV até ao café-da-manhã. ‘Mergulhar’ em e-mails ou no ‘feed’ do Facebook ao acordar vai fazer com que perca o foco e a sua manhã irá sucumbir aos desejos e necessidades dos outros.

4. Coma um bom café-da-manhã. Um café-da-manhã saudável vai lhe dar energia, melhorar a sua memória de curto prazo e ainda vai ajudá-lo ase concentrar de forma mais intensa e por períodos mais longos.

5. Estabeleça objetivos para o dia. Os estudos mostram que ter objetivos definidos está relacionado com grandes aumentos de confiança e sentimentos de controle.

6. Limpe o seu espaço de trabalho. Este hábito vai contribuir bastante para a sua concentração. Para além do próprio hábito de limpar ajudar a relaxar, trabalhar num espaço desarrumado vai fazer com que a sua atenção se vá desviando.

7. Nada de e-mails até fazer aquele trabalho chato ou difícil. Fazer o que mais lhe custa em primeiro lugar fará com que nada durante o dia seja pior – além de ser uma boa técnica para evitar a procrastinação. Faça-o antes de ver os e-mails porque estes são uma grande fonte de distração e promovem a procrastinação e gastam a sua energia cerebral.  

8. Programe a sua rotina. Estabeleça horários para acabar cada tarefa do dia e vá analisando o seu progresso. Além disso, limite o tempo das reuniões para que não perca tempo.

9. Não faça várias coisas ao mesmo tempo. De manhã, quando tem muitas coisas para fazer e mais energia, é tentador fazer ‘multi-tasking’. Mas, segundo um estudo da Universidade de Stanford fazer várias coisas em simultâneo é menos produtivo do que fazer uma coisa de cada vez.

10. Diga ‘não’. A palavra ‘não’ é muito poderosa e irá proteger as suas valiosas manhãs. Se lhe pedem para fazer alguma tarefa que não será possível acomodar na sua manhã, saiba quando dizer ‘não’. Não vale a pena dizer que vai tentar e ficar estressado se à partida já sabe que não é possível. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica BOLSONARO-JUSTIÇA Há 15 Horas

Bolsonaro terá benefício em prescrição de crimes ao fazer 70 anos em 2025

fama Beto Barbosa Há 16 Horas

Beto Barbosa é criticado por ter se casado com adolescente de 15 anos

fama Uberlândia Há 11 Horas

Influenciadora morre arrastada por enchente em Minas Gerais

lifestyle Aquecimento global Há 18 Horas

Aproveite bem o chocolate: Ele e outros alimentos podem estar com os dias contados

fama Redes Sociais Há 15 Horas

Jojo Todynho vira garota-propaganda da Havan, que ironiza 'cancelamento'

fama Kate Cassidy Há 11 Horas

Namorada se revolta com resgate de Liam Payne: 'Poderia ser salvo'

fama Paris Hilton Há 17 Horas

Paris Hilton diz que nunca se submeteu a procedimentos estéticos

mundo autobiografia Há 17 Horas

Angela Merkel relembra episódio em que Putin soltou cadela numa reunião

fama MARIA-FLOR Há 13 Horas

Todo mundo diz que tenho cara de boazinha, mas sou brava, diz Maria Flor

fama Ilhas Há 13 Horas

Famosos e suas ilhas privadas: Quem é o dono de um refúgio brasileiro?