Percepção de empresários sobre estoques volta a piorar em dezembro

O Índice de Estoques (IE), calculado pela entidade, atingiu 93 pontos, queda de 1,6% ante o resultado de novembro (94,6 pontos) e recuo de 15,9% na comparação com dezembro de 2014 (110,6 pontos)

© Reprodução

Economia Fecomercio 19/12/15 POR Estadao Conteudo

A percepção dos empresários da Região Metropolitana de São Paulo em relação aos seus estoques voltou a piorar em dezembro, aponta pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). O Índice de Estoques (IE), calculado pela entidade, atingiu 93 pontos, queda de 1,6% ante o resultado de novembro (94,6 pontos) e recuo de 15,9% na comparação com dezembro de 2014 (110,6 pontos).

PUB

Ao contrário dos meses anteriores, porém, em dezembro o recuo do indicador ocorreu por causa do crescimento da proporção de empresários que disseram estar com estoques abaixo do desejado. Esse volume subiu de 14,9% em novembro para 16,1% em dezembro. No último mês do ano passado, a proporção era de 13,8%.

"A razão está relacionada à estratégia que alguns empresários adotaram de reduzir o mix de produtos para garantir maior giro de mercadorias e menores custos de estoques, e não à recuperação das vendas", pondera a assessoria econômica da entidade.

A proporção de empresários com estoques acima do adequado caiu ligeiramente. Em dezembro, o volume ficou em 37,2%, ante 37,8% em novembro. No último mês do ano passado, apenas 30,8% dos empresários entrevistados estavam com mercadorias encalhadas. "O varejo paulistano chegou ao Natal com excesso de estoques, reflexo de um ano de vendas fracas, ainda piores do que era esperado", diz a nota da FecomercioSP.

Houve recuo também no volume de empresários que avaliam que os seus estoques estão em situação adequada - de 47,2% em novembro para 46,4% em dezembro. No último mês do ano passado, essa parcela era de 55,1%.

Metodologia

O IE é apurado mensalmente pela FecomercioSP por meio da entrevista com cerca de 600 empresários do comércio e varia de 0 (inadequação total) a 200 pontos (adequação total), sendo a marca dos 100 pontos o limite entre inadequação e adequação. Pela análise dos números, é possível identificar se os empresários estão com sensação de estoques "acima", ou seja, com excesso de mercadorias, ou "abaixo", isto é, com falta de itens disponíveis para suprir a demanda em curto prazo. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Óbito Há 22 Horas

Detalhes sobre o funeral de Liam Payne são divulgados

mundo Uganda Há 22 Horas

Raio cai em igreja e mata 14 pessoas durante culto em Uganda

fama Cantora 04/11/24

Rihanna diz que torcia pela seleção brasileira e era fã de Ronaldinho Gaúcho

mundo Estados Unidos Há 5 Horas

Kamala e Trump travam o que pode ser o embate mais acirrado da história dos EUA

politica Justiça Há 4 Horas

Moraes manda Fátima de Tubarão cumprir pena por atos de 8 de janeiro

fama Hobbies Há 21 Horas

Famosos que pularam de bungee jump e fizeram outras loucuras radicais!

fama Luto Há 19 Horas

Bailarina de Claudia Leitte teve parada cardíaca em ensaio

fama Polêmica Há 20 Horas

Sean Combs, o Diddy, completa 55 anos em meio a processos e denúncias sexuais

fama Luto Há 14 Horas

Agnaldo Rayol construiu legado entre a música, a televisão e o cinema

fama Estados Unidos Há 5 Horas

Rihanna encoraja americanos a irem às urnas: 'Votem, porque eu não posso'