© Reuters
Como refere o iG, Barbosa fez boa parte de sua carreira na esfera pública federal e tem proximidade ideológica a da presidente Dilma Rousseff. Pois ambos são desenvolvimentistas, isto é, apostam no gasto público como indutor da economia.
PUB
Barbosa e Levy chegaram a demostraram diversas vezes desalinhamento, foram antagonistas durante todo o ano em que integraram a equipe econômica.
De acordo com a publicação, Levy era a favor do corte de gastos em todas as áreas, já Barbosa sempre defendeu os investimentos em programas sociais como o Bolsa Família. Além disso, Barbosa não aceitou os cortes propostos por Levy ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e ao Minha Casa, Minha Vida.
Histórico
Nelson Barbosa nasceu no Rio de Janeiro em 1969. Em 1992, formou-se em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi professor titular da Escola de Economia de São Paulo (da Fundação Getulio Vargas) e secretário executivo do Ministério da Fazenda entre 2011 e 2013. Segundo o iG, Barbosa foi secretário de Acompanhamento Econômico (entre 2007 e 2008), secretário de Política Econômica (entre 2008 e 2010), no Ministério da Fazenda.
No período entre 2009 e 2013, Barbosa foi presidente do Conselho do Banco do Brasil e integrante do Conselho de Administração da Vale (2011 e 2013).
Nelson Barbosa também trabalhou no Banco Central (1994-1997), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social , o BNDES (entre 2005 e 2006) e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (2003).
Atualmente, ele dá aulas na FGV-EESP e é professor adjunto do Instituto de Economia (IE/UFRJ), pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE/FGV) e integrante dos conselhos de administração da Cetip e do Banco Regional de Brasília (BRB).
Barbosa é Ph.D em Economia pela New School for Social Research, de Nova York.