Energia pode ficar mais barata no ano que vem, diz Light

Com um cenário hidrológico mais favorável, o valor na conta de luz se refletiria de forma mais branda para o consumidor final

© PixaBay

Economia Luz 21/12/15 POR Notícias ao Minuto

O ciclo de forte aumento no preço da energia elétrica verificado este ano pode diminuir em 2016. Com um cenário hidrológico mais favorável, o valor na conta de luz se refletiria de forma mais branda para o consumidor final. A avaliação é da presidenta da Light, empresa distribuidora de energia elétrica no estado do Rio, Ana Marta Horta Veloso.

PUB

“A conta de energia, quem define é a Aneel [Agência Nacional de Energia Elétrica]. Tivemos aumento na conta ao longo de 2015 por causa do custo que a Light teve para comprar energia e fornecer aos consumidores. Esperamos, no ano que vem, ter uma energia mais em conta para comprar. E acontecendo isso, certamente a agência reguladora vai repassar para a tarifa dos consumidores. Tudo indica que o cenário da pior hidrologia já passou”, disse Ana Marta, recém empossada no cargo.

A empresa apresentou hoje (21) o Plano Verão 2016, que vai desenvolver ações de prevenção e emergência para minimizar os efeitos de temporais, comuns nesta época do ano. A Light é responsável pelo fornecimento de energia a 12 milhões de habitantes, em 31 municípios fluminenses, incluindo a capital.

Outra meta é combater o furto de energia na rede, os chamados gatos de luz, que só no mercado de baixa tensão correspondem a 39,63% do total, o equivalente ao consumo, na mesma classe, ao do estado do Espírito Santo. Por causa dos gatos, a conta do consumidor final aumenta em 17%, disse o superintendente de distribuição da Light, Dalmer Alves.

Segundo o superiontendente, de dezembro de 2014 a dezembro deste ano, a conta de luz na área coberta pela Light subiu 80%. A inflação média no período foi superior a 10%. Entre os fatores que pressionaram o aumento na energia elétrica estão a alta do dólar, que impacta o preço cobrado pela usina de Itaipu, e o uso de usinas termelétricas, a gás ou óleo diesel, mais caras que as hidrelétricas, mas necessárias por causa da falta de chuva nos reservatórios. Com informações da Agência Brasil. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Realeza britânica Há 8 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

mundo Estados Unidos Há 9 Horas

Mangione se declara inocente das acusações de homicídio e terrorismo

fama Televisão Há 3 mins

Fernanda Lima diz que Globo acabou com Amor e Sexo por ser progressista

fama Hollywood Há 22 Horas

Atrizes saem em defesa de Blake Lively em processo contra Justin Baldoni

fama Saúde Há 23 Horas

'Esteja presente para você e para quem ama', diz amiga de Preta Gil

fama Saúde Há 9 Horas

Preta Gil está acordada e conversando, mas segue na UTI, diz boletim médico

politica Justiça Há 9 Horas

Foragidos do 8/1 se frustram com Milei e ficam na mira da polícia na Argentina

economia Bahia Há 8 Horas

Trabalhadores em condições análogas à escravidão são resgatados de fábrica da BYD

fama Emergência Médica Há 20 Horas

Internado em SP, Gusttavo Lima deve receber alta em até 48 horas

mundo Avião Há 7 Horas

Avião da Swiss faz pouso de emergência após fumaça tomar aeronave