Covas: Russomanno foi preconceituoso ao ligar falta de banho à proteção de covid

Covas foi além e afirmou em entrevista coletiva que é preciso ter "ética e compostura" na campanha.

© Getty

Política Preconceito 14/10/20 POR Estadao Conteudo

Candidato à reeleição, o prefeito Bruno Covas (PSDB) disse durante almoço com empresários nesta quarta-feira, 14, que seu adversário Celso Russomanno (Republicanos), foi preconceituoso com os moradores de rua ao sugerir que eles seriam mais resistentes à covid-19 por não tomarem banho todos os dias.

PUB

 

"Infelizmente um outro candidato está tratando a população de rua como se fosse uma classe diferente de ser humano", disse o tucano na abertura do evento. Depois do encontro, Covas foi além e afirmou em entrevista coletiva que é preciso ter "ética e compostura" na campanha.

"Estamos falando de uma doença grave. É preciso ética e compostura. Não podemos tratar essa doença como uma questão de esquerda, direita ou eleitoral. Muito menos estabelecer que a população em situação de rua é diferente do ser humano. Condeno a fala por ser preconceituosa, como se a população em situação de rua não tomasse ou não quisesse tomar banho", disse o prefeito.

Para Covas, a fala do seu adversário não tem nenhum embasamento científico que demonstre relação entre tomar banho e pegar coronavírus.

Ao defender o isolamento vertical - modalidade de afastamento apoiada pelo presidente Jair Bolsonaro em que apenas pessoas de grupos de risco da covid-19 ficam em casa -, o deputado Celso Russomanno (Republicanos) sugeriu ontem que moradores de rua podem ser mais resistentes ao novo coronavírus porque não conseguem tomar banho todos os dias.

"Temos casos pontuais, não temos uma quantidade imensa de moradores de rua com problema de covid. Talvez eles sejam mais resistentes que a gente porque eles convivem o tempo todo nas ruas, não têm como tomar banho todos os dias, etcetera e tal. Mas não era o que se esperava", disse o deputado, que está em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto.

A frase foi dita por Russomanno na coletiva de imprensa realizada após a participação dele em um evento da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) na terça-feira, 13, que vem recebendo todos os postulantes ao cargo de prefeito.

No evento de hoje, Bruno Covas também falou sobre as propostas de seus adversários de criar ampliar na capital o programa Renda Cidadã do Governo Federal.

"Aqui na cidade de São Paulo nós criamos mais um programa de transferência de renda. Enviamos um cartão para 770 mil famílias com alunos na rede municipal. Só que não vou fazer nessa campanha um leilão de quem dá mais para quantas mais pessoas. O principal é a grande porta de saída que é o emprego", disse o tucano.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 14 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 17 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 20 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 16 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 18 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 18 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 17 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 17 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 18 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria Há 19 Horas

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad