Declaração sobre banho e covid gera incômodo no Planalto

Ontem, Russomanno reafirmou que moradores de rua e da Cracolândia têm "imunidade" à covid-19

© Shutterstock

Política Planalto 15/10/20 POR Estadao Conteudo

Candidatos à Prefeitura de São Paulo criticaram ontem a declaração de Celso Russomanno (Republicanos) segundo a qual moradores de rua seriam mais resistentes à covid-19 por não tomarem banho todos os dias. Além de provocar reação de adversários, a fala do deputado também gerou incômodo no Palácio do Planalto. Segundo assessores do presidente Jair Bolsonaro envolvidos com a campanha em São Paulo, a ordem é para que o candidato do Republicanos apareça o mínimo possível e evite manifestações que possam causar desgaste.

PUB

 

"Infelizmente, um outro candidato está tratando a população de rua como se fosse uma classe diferente de ser humano", disse o prefeito Bruno Covas (PSDB), que busca a reeleição. "Condeno a fala por ser preconceituosa", disse. Ainda segundo Covas, a fala de seu adversário não tem nenhum embasamento científico que demonstre a relação entre tomar banho e o novo coronavírus.

Candidato do PSOL, Guilherme Boulos disse que ficou "enojado". "Acho que foi a pior declaração desta campanha até aqui. Entendi como um escárnio, uma piada. É brincar com o sofrimento das pessoas. Coisa de quem não tem humanidade", afirmou. Márcio França (PSB) classificou a declaração como "péssima". "As pessoas mais vulneráveis à covid são exatamente as que têm menos condições e recursos de acesso à saúde e higiene."

Jilmar Tatto (PT) se manifestou pelas redes sociais, lembrando o mote de campanha de Russomanno. "Quem fala grosso com trabalhador e despreza pessoas em situação de rua não pode dizer que defende o povo", escreveu o candidato petista.

Ontem, Russomanno reafirmou que moradores de rua e da Cracolândia têm "imunidade" à covid-19. "Estava fazendo uma consideração de que a ciência tem que explicar por que eles (moradores de rua) são imunes. Eles têm mais resistência que a gente. O que eu disse é que se alardeava que os moradores e rua seriam dizimados pela covid-19. E não foi o que aconteceu", declarou ele na saída de um almoço com empresários. Mais cedo, em nota, o candidato afirmou que sua fala de anteontem foi "deturpada".

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Investigação Há 18 Horas

Laudo aponta que míssil da Rússia derrubou avião no Cazaquistão

fama Luto Há 22 Horas

Morre ator Ney Latorraca, aos 80 anos

fama Festas Há 23 Horas

Filho de Leonardo, João Guilherme dispensa Natal do pai e passa com Xuxa

fama Emergência Médica Há 16 Horas

Internado na UTI, saiba quem é Toguro, influencer indiciado por homicídio

mundo Cazaquistão Há 22 Horas

Nevoeiro, aves, míssil russo… O que se sabe sobre a queda de avião?

mundo Avião Há 22 Horas

Corpo é encontrado no trem de pouso de avião no Havai

fama Tragédia Há 15 Horas

Ator de 'Baby Driver', Hudson Meek, morre aos 16 anos

lifestyle Saúde Há 22 Horas

Nariz entupido? Saiba como resolver este incômodo

fama LUTO Há 17 Horas

Famosos lamentam morte de Ney Latorraca

politica Justiça Há 23 Horas

Chefe da PM responsável pela Esplanada sugeriu combinar defesa sobre 8/1