Arsesp prorroga tarifa de contingência da Sabesp e dificulta bônus

À princípio, a prorrogação vale até 31 de dezembro de 2016

© Divulgação

Brasil Saneamento 24/12/15 POR Estadao Conteudo

A Sabesp informou, em fato relevante publicado na noite desta quarta-feira, 23, que a Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) autorizou a prorrogação, até 31 de dezembro de 2016 ou até que haja maior previsibilidade quanto à situação hídrica, da tarifa de contingência aplicada pela companhia.

PUB

A Arsesp também atendeu ao pleito da Sabesp no que diz respeito à prorrogação da vigência do Programa de Incentivo à Redução do Consumo de Água, até 31 de dezembro de 2016 ou até que se tenha maior previsibilidade quanto à situação hídrica, e também quanto à mudança no cálculo do bônus tarifário.

Nas contas cujas leituras de consumo ocorram a partir de 1º de fevereiro de 2016, a Arsesp autorizou a atualização do consumo de referência para o cálculo do bônus tarifário, aplicando-se o fator de atualização de 0,78 à média de consumo observada no período de referência de fevereiro/2013 a janeiro/2014. As demais regras do programa, incluindo o escalonamento das faixas de bonificação de 10%, 20% e 30%, conforme a economia obtida em relação ao consumo de referência atualizado, foram mantidas, deliberou a Arsesp, conforme informação divulgada pela Sabesp.

Bônus mais difícil

Na prática, ao usar o fator de atualização, a Sabesp vai reduzir em 22% o valor de referência para o cálculo do bônus, índice que equivale ao porcentual de redução do consumo médio pela população da Grande São Paulo nos últimos 12 meses em relação à média de consumo antes da crise. Desde o lançamento do bônus, em fevereiro de 2014, o valor de referência era a média registrada entre fevereiro de 2013 e janeiro de 2014.

A decisão tem impacto nas contas de água para os cerca de 20 milhões de clientes da Grande São Paulo. Ontem, em coletiva à imprensa, o presidente da empresa, Jerson Kelman, afirmou tratar-se de uma "atualização" do consumo de referência usado para calcular o desconto e o objetivo é "dar um estímulo extra" para quem ainda pode economizar mais água. Na prática, contudo, a tendência é de que menos clientes recebam os descontos na conta e que a Sabesp aumente seu faturamento no ano que vem.

"A Sabesp e o Estado de São Paulo foram os únicos do País a tomar essa iniciativa bônus na conta. Nós estamos agora dizendo o seguinte: vamos manter o bônus, mas com condições um pouco mais difíceis. É a verdade. Não estamos escamoteando isso", disse Kelman, durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira.

"Essa é uma metodologia que vai privilegiar aqueles que economizaram bastante em relação aqueles que não economizaram muito", disse o secretário estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, Benedito Braga. "Para obter o bônus, agora o cliente vai ter de fazer um trabalhinho adicional", completou. Com informações do Estadão Conteúdo. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Tiü França Há 19 Horas

Dono de carro que explodiu em Brasília anunciou atentado na internet

fama Luciano Camargo Há 20 Horas

Luciano fala sobre suposto afastamento de Zezé: "Meu tempo é caro"

politica Brasil Há 21 Horas

Suspeito de explosões tentou invadir STF antes de morrer; veja as imagens

fama Gisele Bündchen Há 20 Horas

Gisele Bündchen exibe pela primeira vez barriguinha de grávida em evento

mundo Casamento Há 21 Horas

Casal prepara casamento dos sonhos, mas convidados não aparecem; veja

fama Silvio Santos Há 18 Horas

Fã mostra foto da lápide de Silvio Santos, sepultado em local restrito

fama Fernanda Montenegro Há 19 Horas

Aos 95 anos, atriz Fernanda Montenegro entra para o Guinness

esporte Flamengo Há 19 Horas

Filipe Luís: 'Gabigol não será mais relacionado para jogos do Flamengo até segunda ordem'

lifestyle Doenças oncológicas Há 19 Horas

Câncer colorretal: sintomas iniciais e importância do diagnóstico precoce

politica Atentado Brasília Há 13 Horas

Imagens mostram autor do ataque ao STF detonando explosivo em Brasília