© Reuters
O holandês Dorian Van Rijsselberge, atual campeão olímpico da classe RS:X da vela, criticou as condições da Baía de Guanabara.
PUB
Em mensagem de Natal, o velejador descreveu uma recente experiência nas águas que vão receber as provas de vela dos Jogos do Rio em 2016.
"Tivemos que velejar de volta durante a regata para que este detrito flutuante desgrudasse de nossos pranchas. Como isso vai acontecer durante as Olimpíadas? Windsurfistas e velejadores voltando para vencer a regata? Sou atleta, e não um mágico que poderia resolver o problema da poluição na Baía de Guanabara. Gostaria que eu fosse, porque a qualidade da água é repugnantemente imunda e perigosa, e ninguém se importou em mudá-la. Pesquisas mostraram que basta apenas algumas gotas para fazer você seriamente doente. Como atletas, recebemos promessas repetidas de que as autoridades, governo local e o Comitê Olímpico poderia resolver o problema", escreveu Dorian.
Em outra declaração, Dorian lembrou de um membro da comissão técnica que quase vomitou enquanto entrava no porto olímpico: "Esgoto cru".
"A Baía de Guanabara tem tentos sacos plásticos que a população mundial poderia fazer suas compras de Natal com eles, isso se todos tiverem a sorte de fazer compras de Natal", detonou o velejador holandês.