Sem insumos, indústria já atrasa suas entregas

44% das fábricas relataram problemas para atender seus clientes, atrasando entregas ou até mesmo recusando novas encomendas

© null

Economia Crise 23/10/20 POR Estadao Conteudo

Os efeitos da falta de bens intermediários para alimentar a produção da indústria já chegam à ponta final do consumo. De acordo com a sondagem realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 44% das fábricas consultadas relataram problemas para atender seus clientes, atrasando entregas ou até mesmo recusando novas encomendas. Em 8% dos casos, uma parte grande da demanda já não tem condições de ser atendida.

PUB

 

Entre as razões dadas pelos industriais, estão a falta de estoques (47%); uma demanda superior à capacidade de produção (41%); impossibilidade de produzir mais (38%) e problemas de logística (13%). Apenas 4% indicaram a inadimplência dos clientes como uma razão para recusar pedidos.

"A economia reagiu em uma velocidade acima da esperada. Assim, tivemos um descompasso entre a oferta e a procura de insumos. E tanto produtores quanto fornecedores estavam com os estoques baixos. Além disso, temos a forte desvalização do real, que contribuiu para o aumento do preço dos insumos importados", explica o diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Abijaodi.

Ainda pela pesquisa, 55% das indústrias só vislumbram uma normalização da oferta a partir de 2021, sendo que 16% não esperam voltar ao normal nos próximos seis meses. Apenas 8% delas acreditam que a situação pode se reverter em até um mês. Os setores mais pessimistas são os de papel e celulose, têxteis, alimentos, extração de minerais não metálicos, produtos de metal e móveis.

Para o presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), Eduardo Terra, a indústria brasileira vive um "desabastecimento crônico" de insumos. "Por enquanto, não percebemos o cenário de desabastecimento na ponta. O varejo e o atacado têm trabalhado para que isso não aconteça."

Fontes da indústria ouvidas pela reportagem afirmam que, diante do problema, têm buscado soluções alternativas em algumas áreas, como a reutilização de caixas de papelão ou mesmo a substituição por caixas de madeira para o transporte.

Repasse de preços

Além do entrave na distribuição de produtos, um outro risco ronda o varejo: um possível repasse dos aumentos de preços registrados nos últimos meses pelas principais matérias-primas.

Pela sondagem da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o reajuste ponderado de custos foi de 22,8% de janeiro a agosto deste ano. Já o porcentual das empresas que pretendem repassar esses preços ao consumidor varia de 37,4% (vão repassar totalmente o reajuste) a 58,5% (repasse parcial). Uma alternativa apontada por 60,9% dos consultados foi "buscar outros fornecedores por menor preço".

"A questão do repasse é sempre um cabo de guerra. Só se repassa o quanto o mercado aguenta, pois há concorrência. Embora estejamos pressionados nos custos, principalmente em razão do câmbio", diz André Rebelo, economista e assessor de assuntos estratégicos da Fiesp. Ele explica que o poder de repasse limitado da indústria ao consumidor final explica o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) ter uma variação maior em relação ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo.

"Com o auxílio emergencial, temos uma demanda mais aquecida, enquanto a oferta de produtos é menor. Nessa situação, se o varejo endurecer demais nas negociações, pode ficar sem produtos", completa Terra.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

esporte Tiare Beatriz Couto Há 6 Horas

Surfista Danilo Couto perde filha, Tiare Beatriz, em acidente no Havaí

fama Globo de Ouro Há 12 Horas

Fernanda Torres leva Globo de Ouro por atuação em Ainda Estou Aqui

fama CANTOR-BENÍCIO Há 3 Horas

Sertanejo é agredido em show, leva 30 pontos e fica com o rosto desfigurado

mundo Killadamente Há 11 Horas

Influenciadora com mais de 6 milhões de seguidores morre aos 27 anos

justica Rio Grande do Sul Há 3 Horas

Mulher é presa por envenenar familiares com bolo de Natal; três morreram

mundo China Há 9 Horas

Novo surto de vírus respiratório deixa China em alerta; o que é o HMPV?

fama Globos de Ouro Há 10 Horas

Família de Demi Moore reage ao seu primeiro Globo de Ouro; veja o momento

fama Globo de Ouro Há 10 Horas

Pamela Anderson brilha no Globo de Ouro sem maquiagem e sem estilista

esporte Uruguai Há 8 Horas

Luis Suárez ajuda a evitar tentativa de suicídio no Uruguai

mundo Austrália Há 2 Horas

Pneus de avião da Etihad Airways explodem durante decolagem na Austrália