Antigo hotel de luxo vira casa para quatro mil pessoas

Os moradores vivem, sem nenhum custo, em 400 quartos numerados do grande hotel, e outros 200 compartimentos, nos corredores, dispensas e etc.

© Lusa

Mundo Moçambique 02/01/16 POR Notícias Ao Minuto

Após casar, Flora Julinho recebeu do marido, há 25 anos, o presente de passar a noite no grande hotel - um dos projetos hoteleiro de luxo na África - transformado em lar dos sem tetos na Beira, centro de Moçambique.

PUB

O que era para ser lua-de-mel, transformou-se em uma rotina de vida entre embrulhos de lixo e miséria, em um quarto de hotel -- de um monstro adormecido em degradação acelerada - sem energia elétrica, água, sanitários ou sistema de saneamento. "Casei e como o marido não tinha condições acabamos por vir parar aqui", no Grande Hotel da Beira, explicou à Lusa. Ela mora desde 1990 no local, onde gerou seis filhos e duas netas - fruto de união de suas primogênitas, que vivem também no local e nas mesmas condições.

Mais de 4.000 moradores vivem, sem nenhum custo, em 400 quartos numerados do grande hotel, e outros 200 compartimentos, nos corredores, dispensas, incluindo em banheiros, adaptados para abrigar numerosas famílias, a maioria vindos da província da Zambézia e Tete, centro.

Muitos chegaram ao local apenas para passar alguns dias, mas a falta de habitação disponível ou de dinheiro obrigou a que a solução temporária passasse a ser definitiva. Entre moradores encontram-se polícias, professores e outros funcionários públicos. Também, desempregados e despejados de arrendamentos.

A situação de higiene e de segurança é um dos problemas do espaço, com sinais visíveis de degradação acentuada. Em 2015, cinco crianças caíram das escadas e varandas do edifício e uma delas morreu em consequência dos ferimentos. Os largos e escuros corredores do edifício têm sido terreno fértil para venda de drogas. Nestes locais, muitas filhas dos moradores eram violadas sexualmente -- várias engravidaram-, até que foi montada uma estrutura de controle dos inquilinos.

"A vida no grande hotel é péssima" descreve João Colete, o síndico do hotel, que mora no edifício desde 1998, e que receia o desabamento do teto falso, encharcados pela chuva, preocupando-se com o alargamento das rachaduras nas paredes. O Conselho Municipal da Beira tentou minimizar a situação de saneamento com a reabilitação de banheiros no jardim do edifício, para atender as necessidades dos moradores, mas a empresa de distribuição de água cortou a ligação por falta de pagamento, tornando insustentável o seu uso.

"A pessoa quando esta aflita fica sem ideia, não tem o que fazer" precisou Flora Julinho, única moradora com carro. Em 2000 o governo municipal anunciou a retirada dos moradores do Grande Hotel para implantar de um outro projeto, só que a iniciativa não prosseguiu. Nesta época, a Liga Muçulmana construiu 25 das 60 casas previstas para retirar do local os seus fiéis.

"Eu mesmo já pedi por escrito, em 2000, ao presidente do Conselho Municipal, assim como para o Governo local, sobre a retirada do grande hotel, porque cada dia que passa isto está se tornando mais degradado" disse João Colete, que não tem resposta das autoridades há 15 anos.

Em declarações à Lusa, Daviz Simango, prefeita da Beira, pelo Movimento Democrático de Moçambique, disse que estão planejados vários planos para a retirada das pessoas do hotel, estando em curso alguns estudos de viabilidade para o reaproveitamento da área ocupada pelo edifício colonial.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Polícia Federal Há 10 Horas

Bolsonaro pode ser preso por plano de golpe? Entenda

esporte Indefinição Há 10 Horas

Qual será o próximo destino de Neymar?

fama MAIDÊ-MAHL Há 11 Horas

Polícia encerra inquérito sobre Maidê Mahl; atriz continua internada

brasil Brasil Há 6 Horas

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo

justica Itaúna Há 10 Horas

Homem branco oferece R$ 10 para agredir homem negro com cintadas em MG

economia Carrefour Há 8 Horas

Se não serve ao francês, não vai servir aos brasileiros, diz Fávaro, sobre decisão do Carrefour

fama Segunda chance Há 23 Horas

Famosos que sobreviveram a experiências de quase morte

brasil São Paulo Há 10 Horas

Menina de 6 anos é atropelada e arrastada por carro em SP; condutor fugiu

fama Documentário Há 2 Horas

Diagnosticado com demência, filme conta a história Maurício Kubrusly

fama Autobiografias Há 5 Horas

Celebridades que publicaram autobiografias reveladoras