© DR
O governo da Rússia colocou os Estados Unidos como uma das ameaças à segurança nacional, um claro sinal da deterioração das relações de Moscou com o Ocidente. O documento "Sobre a Estratégia de Segurança Nacional da Federação da Rússia", segundo a Reuters, foi assinado por Vladimir Putin na véspera do Ano Novo.
PUB
O documento explica que a Rússia aumentou o papel na resolução de conflitos internacionais e, por isso, o Ocidente reagiu por não querer abrir mão do protagonismo internacional. "O fortalecimento da Rússia acontece num contexto de novas ameaças para a segurança nacional, que têm natureza complexa e inter-relacionada", diz o documento, que ainda afirma: "A condução de uma política independente, tanto nacional quanto internacional, causou a oposição dos EUA e de seus aliados, que se esforçam para manter o domínio nos assuntos globais".
No texto, a Rússia ressalta que Estados Unidos e União Europeia apoiaram "um golpe de Estado anticonstitucional" na Ucrânia, pois, desde a anexação da Criméia que os países do Ocidente acusam a Rússia de ajudar os insurgentes no leste ucraniano.