Saiba como as mudanças climáticas podem afetar a alimentação

Será que o aquecimento global vai afetar a produção e qualidade dos alimentos naturais?

© DR

Lifestyle El niño 06/01/16 POR Notícias ao Minuto

Uma em cada seis espécies de animais poderá ser extinta às custas do aquecimento global. Mas será esta a única mudança provocada na alimentação? Possivelmente não. De acordo com um artigo da BBC, produtores agrícolas se queixam cada vez mais das dificuldades em manter os seus cultivos por causa do clima. Contudo, não existem ainda provas e evidências científicas de que o aquecimento global poderá ditar o fim de alguns dos alimentos atualmente mais consumidos, como o cacau, o vinho, o milho e o trigo, por exemplo.

PUB

Andrew Jarvis, líder do Programa de Pesquisas em Mudanças Climáticas, Agricultura e Segurança Alimentar do CGIAR, não se mostra muito pessimista (ou até mesmo preocupado) face às queixas dos produtores, afinal, defende, “um tipo de cultivo sozinho não deve desaparecer”, até porque, “em algum lugar do mundo” estará outra pessoa produzindo esse alimento.

Contudo, e embora a existência do alimento não fique em causa, há uma questão que merece atenção: a qualidade do produto. À medida que a temperatura sobe, são necessárias mudanças e adaptações na forma de cultivo, algo que poderá colocar em causa a qualidade e o sabor (assim como a textura e aparência) dos alimentos.

“Mesmo que a produção de alimentos em geral não seja atingida, a segurança alimentar pode sofrer um impacto”, afirma Margaret Walsh, ecologista do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, defendendo que algumas pessoas poderão ter dificuldades em conseguir determinados alimentos num futuro não muito longínquo.

Wolfram Schlenker, professor na Universidade Columbia, tem uma certeza: o que aí vem não é bom e a alimentação vai sofrer com isso. “O que todos os estudos encontraram foi que o calor extremo é prejudicial aos cultivos, apesar de a temperatura exata depender de cada plantação”, diz, citado pela BBC.

E se a qualidade (e pureza) do alimento poderá ficar diferente, o mesmo acontecerá com o preço. Uma vez que serão necessárias mudanças e adaptações à forma de cultivo, o preço do produto final será maior, o que dificultará ainda mais o acesso a determinados alimentos.

Mas nem tudo são más notícias! Como já foi referido em cima, a existência de alimentos naturais e frequentemente consumidos, como grãos, hortaliças, frutas e afins não devem desaparecer. Além disso, destaca a publicação, têm sido já feitos esforços para que o impacto do aquecimento global não seja muito negativo. A Fundação Bill Gates, por exemplo, está tentando criar sementes resistentes aos períodos de seca e de maior calor. O desenvolvimento de novas formas de irrigação é outra estratégia que poderá atenuar o impacto da subida das temperaturas. 

Por fim, como destaca Andrew Jarvis, as pessoas podem ver nestas alterações um incentivo para a mudança e para a aquisição de novos hábitos alimentares, deixando de ficar tão dependentes do arroz e da massa, por exemplo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 10 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

mundo Estados Unidos Há 10 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Patrick Swayze Há 23 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

brasil Tragédia Há 3 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

brasil Tragédia Há 10 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

tech Aplicativo Há 9 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

fama Emergência Médica Há 11 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

fama Condenados Há 18 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

brasil Tragédia Há 10 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

fama 80s Há 20 Horas

Os casais mais icônicos dos anos 1980