8 fatos que o farão se sentir muito pequeno em relação ao universo

No universo, tudo é uma questão de perspectiva

© DR

Tech Cosmos 08/01/16 POR Notícias Ao Minuto

Podemos ser infinitamente grandes em relação aos átomos, mas basta uma foto em perspectiva da nossa via láctea vista "de fora", com a localização do nosso sistema solar no meio dela, para percebermos o quanto somos pequenos. Somos infinitamente pequenos. A Terra, apesar de ser o quinto maior planeta de nosso sistema solar, pode nos parecer imensa. Mas é apenas um pontinho na imensidão do Cosmos. Por isso, a Nasa listou oito fatos que o farão se dar conta de nossa pequenez.

PUB

1. Existem mais estrelas no céu do que grãos de areia em todas as praias de nosso planeta, combinadas. Nosso Sol é um entre 100 bilhões de estrelas, somente em nossa galáxia, a Via Láctea. Os cientistas calculam que existem, no mínimo, 100 bilhões de galáxias, apenas no universo observável, cada um com tanto ou mais estrelas.

2. O primeiro planeta fora de nosso sistema solar só foi descoberto em 1995. Agora, milhares de planetas que orbitam estrelas como nosso sol já foram descobertos, também conhecidos como exoplanetas.

3. A Via Láctea é uma cidade imensa, tão grande que seriam necessários 100 mil anos, viajando na velocidade da luz, para viajar através dela.

4. Cerca de 70% do universo é composto de energia escura e outros 25% são compostos por matéria escura. Tudo o que é "observável", tal como a Terra, os planetas e os sóis, todas as matérias "normais" compõem apenas 5% do universo.

5. Se o Sol fosse do tamanho de uma porta, a Terra seria do tamanho de uma moeda de cinco centavos americana.

6. Edwin Hubble fez uma descoberta fantástica: o universo está em expansão e que há um certo ponto no tempo (cerca de 14 bilhões de anos atrás) o universo estava todo concentrado em um ponto do espaço.

7. O sol compõe cerca de 98% da massa de todo nosso sistema solar. Os outros 2% correspondem a todos os planetas e o restante, como as luas.

8. Ao todo, quatro veículos espaciais já alcançaram os limites de nosso sistema solar, fazendo o que os cientistas chamam de viagens interestelares. Voyager 1 é o que se encontra mais longe, há cerca de 11 bilhões de milhas do Sol e foi o primeiro objeto, feito pelo homem, a sair do sistema solar. Voyager 2, apesar de viajar por 39 milhas por hora, mas vai demorar mais de 296 mil anos para passar Sirius, a estrela mais brilhante que pode ser vista no céu.

Quer se sentir ainda menor? Acesse aqui e veja uma ferramenta que o mostrará o quão pequeno é em relação a todo o universo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 16 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 15 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 9 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 16 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Realeza britânica Há 8 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Emergência Médica Há 17 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 16 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Hollywood Há 11 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

mundo Estados Unidos Há 11 Horas

Policial multa sem-abrigo que estava em trabalho de parto na rua nos EUA

brasil Tragédia Há 16 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos