Número 2 da Al Qaeda foi morto em Teerã por enviados por Israel, segundo o NYT

Além de Al-Masri, o ataque também matou sua filha, Miriam. Ela era viúva de Hamza bin Laden, filho de Osama bin Laden, ex-lider da Al Qaeda, morto pelos EUA em 2011

© null

Mundo AL-QAEDA 14/11/20 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Considerado número 2 do grupo Al Qaeda, Abu Muhammad al-Masri foi morto a tiros em uma rua de Teerã, capital do Irã, segundo o jornal The New York Times.

PUB

 

O jornal obteve a informação de quatro funcionários da inteligência dos EUA. Al-Masri teria sido morto em 7 de agosto, por dois atiradores de moto que o atacaram em Teerã, enquanto ele dirigia seu carro. Os assassinos foram enviados por Israel, a pedido dos Estados Unidos, em uma missão secreta, segundo o NYT.

Além de Al-Masri, o ataque também matou sua filha, Miriam. Ela era viúva de Hamza bin Laden, filho de Osama bin Laden, ex-lider da Al Qaeda, morto pelos EUA em 2011.

A nova versão contradiz um anúncio feito pelo Afeganistão em outubro: autoridades daquele país disseram que haviam matado Al-Masri lá. Na época, o governo americano não se pronunciou.

Integrante da lista de terroristas mais procurados do FBI, a polícia federal americana, Al-Masri foi acusado pelos EUA de fornecer apoio material e recursos a uma organização terrorista estrangeira e de conspirar para assassinar americanos.

Al-Masri é considerado um dos mentores dos ataques a embaixadas americanas na África em 1998. Batizado Husam Abd-al-Ra'uf, ele era conhecido pelo apelido de sua nacionalidade: "al-masri" significa "o egípcio". Em 2001, a Al Qaeda foi a responsável pelos ataques terroristas de 11 de setembro, nos Estados Unidos.

O fato de Al-Masri estar no Irã foi visto com surpresa, pois o país é inimigo da Al Qaeda. O grupo jihadista é ligado aos sunitas, enquanto o Irã é um governo teocrático xiita. Cada um dos lados tem visões diferentes sobre os preceitos do Islamismo.

Uma operação de assassinato em Teerã feita a mando dos americanos pode complicar ainda mais a relação entre o Irã e os EUA. No começo deste ano, os dois países quase entraram em guerra depois que o general iraniano Qassim Suleimani foi morto por um ataque americano no Iraque.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 15 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 15 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 9 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 16 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Realeza britânica Há 8 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Emergência Médica Há 16 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 16 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Hollywood Há 11 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

brasil Tragédia Há 15 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

mundo Estados Unidos Há 11 Horas

Policial multa sem-abrigo que estava em trabalho de parto na rua nos EUA