Salvador deve eleger novo prefeito carlista neste domingo

O carlismo que hoje se concentra em Salvador, tem chances de vencer a eleição hoje mesmo e levar seu protagonista do momento, o prefeito ACM Neto, presidente nacional do DEM, a alçar voos maiores em 2022

© null

Política Salvador 15/11/20 POR Estadao Conteudo

O cenário eleitoral a política baiana e de sua capital é, ao mesmo tempo, fortemente identificado com o acrônimo ACM, e o suporte ao Partido dos Trabalhadores, que há quatro mandatos seguidos se mantém no governo do Estado. O carlismo que hoje se concentra em Salvador, tem chances de vencer a eleição hoje mesmo e levar seu protagonista do momento, o prefeito ACM Neto, presidente nacional do DEM, a alçar voos maiores em 2022.

PUB

 

Antônio Carlos Magalhães, avô de ACM Neto, foi governador da Bahia por três vezes, duas delas durante a ditadura militar. O termo "carlismo" foi criado para se referir à política paternalista de ACM, que foi porta-voz local do chamado milagre econômico, que deu início ao desenvolvimento industrial no estado.

ACM constituiu um império de empresas de telecomunicações em todo estado, a Rede Bahia, do qual o atual prefeito é também herdeiro. ACM Neto está à frente da prefeitura de Salvador desde 2013. Foi reeleito em 2016 com 73,99% dos votos válidos no segundo turno, derrotando Alice Portugal (PCdoB) que obteve 14,55% dos votos.

No segundo turno das eleições presidenciais de 2018, Fernando Haddad (PT) teve expressiva vitória em Salvador, sobre o presidente eleito Jair Bolsonaro, com 68,59% dos votos válidos (985.532), enquanto o adversário ficou com 31,41% (451.273).

Também em 2018, o governador Rui Costa (PT) foi reeleito no primeiro turno, com 72% dos votos válidos dos eleitores soteropolitanos, conquistando seu segundo mandato e o quarto mandato petista seguido à frente do governo da Bahia, após suceder os dois mandatos do ex-governador Jaques Wagner (PT).

Candidatos

Bruno Reis (DEM), o candidato de ACM Neto, é o atual vice-prefeito e sua campanha, completamente apoiada na imagem e gestão do atual prefeito, decolou sem qualquer esforço. Ele é o candidato favorito, com forte possibilidade de ser eleito já no primeiro turno. A candidata do PT, Major Denice, não conseguiu a mesma proeza de colar sua imagem à do governador Rui Costa.

As intenções de voto da esquerda dividem basicamente entre Denice e Olívia Santana (PCdoB), além do folclórico candidato Pastor Sargento Isidório (Avante), mas nenhum deles parece ameaçar a eleição de Reis. Os outros candidatos, com chances ainda menores, segundo as pesquisas, são Cezar Leite (PRTB) e João Carlos Bacelar (Podemos).

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 11 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 14 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 17 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 14 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 15 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 15 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 15 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 14 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 15 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria Há 16 Horas

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad