Parlamentares cobram governo sobre testes perto da validade

6,86 milhões de testes RT-PCR para detectar coronavírus comprados pelo Ministério da Saúde vencem em breve e não foram utilizados pelo governo

© null

Política Pandemia 23/11/20 POR Estadao Conteudo

Parlamentares reagiram neste domingo, 22, à informação revelada pelo Estadão de que 6,86 milhões de testes RT-PCR para detectar coronavírus comprados pelo Ministério da Saúde vencem entre dezembro deste ano e janeiro de 2021. A comissão da Câmara que acompanha a resposta à pandemia irá realizar na próxima quarta audiência pública com técnicos da pasta e representantes de Estados e municípios sobre o caso. Há ainda movimento no Congresso para convocar o ministro Eduardo Pazuello a dar explicações.

PUB

Como mostrou a reportagem, o governo tenta prorrogar o prazo de vencimento dos produtos para evitar que sejam descartados. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) terá de autorizar uma renovação da validade dos exames. O ministério precisará provar que o teste segue eficaz e seguro.

Presidente de comissão da Câmara sobre a covid-19, o deputado Dr. Luizinho (PP-RJ), criticou o planejamento do governo federal para a entrega de testes. "Estimativa de compra errada, distribuição errada. Vamos chamar uma audiência pública para o ministério explicar esse absurdo e cobrar qual a estratégia a ser implementada."

O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM) ironizou a "intervenção militar" na Saúde. "Se logística é o que justifica essa intervenção militar na Saúde, imagine as demais políticas", disse ele. Pazuello, que é militar, já foi elogiado por Jair Bolsonaro por ser "especialista em logística".

Também ex-ministro da Saúde, além de atual deputado federal, Alexandre Padilha (PT-SP) disse que a revelação será usada em pedidos já feitos ao Tribunal de Contas da União (TCU) e ao Ministério Público Federal (MPF) de apuração sobre falta de estratégia do governo na pandemia e para reforçar pedido de convocação de Pazuello para dar explicações no Congresso Nacional. "Vejo uma mistura de incompetência do ministério e estratégia do governo de esconder casos e óbitos", disse.

Renovação

Técnicos da Anvisa dizem que a prorrogação de validade não é incomum. Caso a Anvisa reprove a renovação, porém, os exames podem ser recolhidos e incinerados.

Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que os estudos de estabilidade necessários para prorrogar a validade devem chegar ao Brasil nesta semana e que, se aprovada a renovação da validade, irá elaborar nota informativa sobre a segurança de uso dos testes. O ministério também afirmou que distribui os testes conforme demanda de Estados e municípios.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Texas Há 14 Horas

Universitária morre após comer prato alterado sem aviso em restaurante

fama Revelação Há 11 Horas

Gracyanne Barbosa revela verdadeiro motivo para fim do casamento com Belo

politica JAIR-BOLSONARO Há 12 Horas

Bolsonaro considera pedir refúgio em embaixada caso seja condenado

fama Jiare Schneider Há 12 Horas

Influenciador que estava desaparecido é encontrado morto aos 31 anos

tech Espaço Há 13 Horas

Nasa compartilha imagem impressionante da superfície de Marte

mundo Colômbia Há 12 Horas

Jovem desaparecida há 12 anos escapa de cativeiro na Colômbia

fama Ravi Há 11 Horas

Eli chora ao contar que Lua pergunta pelo irmãozinho, que segue internado

fama Andressa Urach Há 8 Horas

Andressa Urach é investigada por apologia a zoofilia após fala no YouTube

mundo Indonésia Há 10 Horas

Trabalhador desaparecido é encontrado dentro de cobra píton na Indonésia

esporte Valdívia Há 11 Horas

Justiça do Chile manda Jorge Valdivia de volta à prisão