Black Friday: 73% dos brasileiros declaram que irão gastar mais esse ano

Estudo da SBVC mostra que o valor destinado a compras de Natal se aproxima de 52% do total das compras da Black Friday.

© iStock

Economia Black Friday 25/11/20 POR Notícias ao Minuto Brasil

Apesar da crise que o país vem enfrentando, o consumidor está animado e otimista para a Black Friday 2020. Segundo pesquisa, 73% dos entrevistados pretendem gastar mais do que a edição de 2019. O consumidor também admite se planejar para as promoções (95%) e declara que vai pesquisar produtos e preços (97%).

PUB

70% dos consumidores pretendem aproveitar alguma oferta, antes da data oficial da Black Friday. Essa é uma das descobertas do estudo “Black Friday no varejo brasileiro” – 3ª edição, desenvolvido pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) em parceria com a Offerwise, que faz uma radiografia dos principais hábitos de compra, intenção de compra e opiniões em relação a Black Friday.

100% dos entrevistados pretendem se arriscar nas promoções esse ano e pretendem gastar em média R$1.728,12. Em 2019 a intenção de gasto médio (compras on e off-line) dos consumidores na data foi de R$1.333,28. A maioria das compras estão destinadas a uso próprio e a preferência é por Eletrônicos, Vestuário e Eletrodomésticos.

O estudo mostra que 58% concordam que a Black Friday é uma data para encontrar produtos de coleções anteriores ou que estão fora de linha, porém 56% acreditam que irão encontrar produtos de lançamento. A data está consolidada no país, e aos poucos os consumidores passam a ver vantagens de comprar (89%) na Black Friday, e acreditam (81%) nas promoções da data. Para todos os atributos pesquisados foram considerados uma escala de 1 a 4, sendo 1 concordo totalmente e 4 discordo totalmente, e analisados conforme a soma de “Top2Box” (1+2).

O canal online é a principal fonte de pesquisa de preços, sendo que 97% dos entrevistados irão pesquisar antes de realizar a compra na data, principalmente em sites de busca, sites de lojas próprias, e redes sociais. Assim como a busca por informações é online, o e-commerce (37%) se sobressai quando comparado com lojas físicas (18%) no processo da compra, porém a maioria utiliza os dois canais para fazer suas compras (44%).

Para Eduardo Terra, Presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), “Temos uma Black Friday diferente. Um consumidor com uma intenção bem maior de compra, e um varejo com uma indústria que possui dificuldades de abastecimento, além da complexidade que a pandemia traz nos dias de pico das promoções. ”

Método da pesquisa:

O estudo entrevistou 601 consumidores em todo o país, e teve como objetivo quantificar aspectos relacionados aos hábitos de compra, intenção de compra e opiniões em relação a Black Friday, visando entender o impacto dessa data para o varejo brasileiro.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Bolsonaro Há 23 Horas

'Vamos partir pra guerra': golpistas pediam 'orientação' a general próximo de Bolsonaro

politica BOLSONARO-PF Há 15 Horas

PF indicia Bolsonaro e mais 36 em investigação de trama golpista

esporte Indefinição Há 16 Horas

Qual será o próximo destino de Neymar?

justica São Paulo Há 22 Horas

'Quem vai devolver meu filho?', lamenta pai de universitário morto em abordagem da PM

fama Ellen DeGeneres Há 19 Horas

De saída: Ellen DeGeneres e mulher abandonam os EUA

brasil Brasil Há 17 Horas

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo

fama ED-MOTTA Há 20 Horas

Ed Motta pede desculpas após demitir integrante de sua equipe em show

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 16 Horas

Rússia ataca Ucrânia com míssil criado para guerra nuclear, diz Kiev

fama Björk Há 20 Horas

Björk faz 59 anos; relembre os looks mais extravagantes da cantora

fama Kylie Jenner Há 19 Horas

Kylie Jenner recria momento bizarro de Kendall a cortar pepino