Operador Nacional do Sistema Elétrico espera mais chuvas no SE e CO

A Energia Natural Afluente (ENA) projetada para o mês foi elevada de 96% para 104% da média de longo termo (MLT) para meses de janeiro

© Reuters

Economia Armazenamento 10/01/16 POR Estadao Conteudo

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) revisou a previsão de afluências e de nível de reservatórios durante o mês de janeiro, passando a considerar um ritmo mais forte de chuvas na região Sudeste/Centro-Oeste, responsável por 70% da capacidade de armazenamento do País. A Energia Natural Afluente (ENA) projetada para o mês foi elevada de 96% para 104% da média de longo termo (MLT) para meses de janeiro. Com isso, o nível de água armazenada nos reservatórios do submercado terminará o mês com o equivalente a 39,2% da capacidade de reserva, acima dos 30,84% registrados na quinta-feira.

PUB

Na região Nordeste, a situação registrou leve melhora, mas ainda permanece em patamares baixos. A projeção de ENA foi revisada de 26% para 29% da média histórica. Confirmada a projeção, o nível dos reservatórios no dia 31 de janeiro estará em 8,4% - na quinta-feira, estava em 5,18%.

Por outro lado, os números do Sul do País mostram uma condição mais confortável. O ONS também revisou a previsão da ENA durante janeiro para a região, passando de 199% para 214%. Com isso, os reservatórios terminarão o mês com 94,8% da capacidade, índice inferior aos 97,06% registrados na quinta-feira.

No caso da região Norte, a previsão de ENA foi elevada de 27% para 30% da média histórica. Caso as projeções do ONS sejam confirmadas, a estimativa para os reservatórios da região no fim do mês é de 20,7% de sua capacidade - na quinta-feira, os reservatórios operavam com 15,07%.

Carga

O Informe do Programa Mensal de Operação (IPMO)divulgado na sexta-feira também apresentou revisão na carga de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN) em janeiro. O número previsto anteriormente, de 66.865 MW médios, foi revisado para 66.499 MW médios. Confirmada a projeção, a carga teria queda de 4,5% em relação ao mesmo mês do ano passado, 0,6 ponto porcentual mais desfavorável do que a projeção de uma semana atrás, de redução de 3,9%.

A previsão para a região Sudeste passou de -6,1% para -6,3%. No caso da região Sul, o indicador foi alterado de -6,6% para -7,5%. A projeção para a região Nordeste foi revisada de 1,5% para 0,5%, enquanto a estimativa para a região Norte passou de 9% para 7,9%. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 9 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

mundo Estados Unidos Há 10 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Patrick Swayze Há 23 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

brasil Tragédia Há 3 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

brasil Tragédia Há 10 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

tech Aplicativo Há 9 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

fama Emergência Médica Há 10 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

fama Condenados Há 18 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

brasil Tragédia Há 10 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

fama 80s Há 20 Horas

Os casais mais icônicos dos anos 1980