© Getty Images
Um casal jovem da Argélia pensou ter perdido as alianças de casamento para sempre após a embarcação em que seguiam - que ia da Líbia para a Itália - ter virado, em outubro. A bordo estavam 20 pessoas, das quais cinco perderam a vida.
PUB
Ahmed e Doudou foram resgatados por um pescador. Tal como o restante dos sobreviventes, o casal ainda está em choque.
"Eles ficaram no mar durante 48 horas após o barco ter virado", disse à CNN Ahmad Al Rousan, que fez parte da equipe que prestou apoio psicológico aos sobreviventes.
Quando uma equipe da organização Open Arms encontrou um barco à deriva no Mediterrâneo, a 9 de novembro, poucas semanas após o incidente, deparou-se com uma mochila que continha alguns objetos essenciais, entre os quais duas alianças, com os nomes Ahmed e Doudou gravados.
"Inicialmente pensamos que pertenciam a alguma das vítimas mortais", disse o presidente da ONG italiana Open Arms. A organização decidiu partilhar fotografias da mochila e das alianças nas redes sociais e com as equipes que participaram no resgate.
E o inesperado aconteceu quando um dos sobreviventes identificou que a mochila pertencia a Ahmed. "Falei com o Ahmed diretamente e ele começou a enumerar o que tinha dentro da mochila", explicou Al Rousan.
"Ele me disse que estava muito feliz por ver a foto e ficou muito emocionado pelas alianças, mas ainda estava em choque e disse: 'Continuo a pensar nas cinco pessoas que perderam a vida à nossa frente".