Disputa em São Luís expõe racha na base de Flávio Dino

O cenário político da capital reforça o que aconteceu nos principais colégios eleitorais do Estado: a fala de Flávio Dino não foi decisiva para eleger prefeitos aliados, como foi o caso de Imperatriz, onde o deputado estadual Marco Aurélio (PCdoB) foi derrotado pelo atual prefeito Assis Ramos (DEM), que se reelegeu

© Google

Política São Luís 28/11/20 POR Estadao Conteudo

O 2º turno das eleições municipais de 2020 em São Luís evidencia um racha na base do governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB). Isso porque parte dos seus ex-secretários que saíram candidatos nesta eleição anunciaram apoio e estão participando da campanha para o deputado federal Eduardo Braide (Podemos), que foi o candidato mais votado do primeiro turno e que lidera as pesquisas eleitorais para o segundo turno, contra o deputado estadual Duarte Junior (Republicanos), que recebeu apoio explícito de Dino para a segunda fase da eleição na capital maranhense.

PUB

A lista de apoiadores de Braide incluem o 3º colocado do 1º turno, o deputado estadual Neto Evangelista (DEM), que foi secretário de Dino e os também deputados estaduais Yglésio Moyses (PROS), que ficou em oitavo lugar na 1º etapa da votação e que está na base governista na Assembleia Legislativa do Maranhão, e Carlinhos Florêncio, que é do mesmo partido do governador. O racha ainda inclui aliados históricos como o ex-governador e deputado federal José Reinaldo Tavares (PSB) e a viúva do ex-governador e ex-prefeito da capital Jackson Kepler Lago, Clay Lago, cujo apoio tem um peso político significativo no Maranhão.

O cenário político da capital reforça o que aconteceu nos principais colégios eleitorais do Estado: a fala de Flávio Dino não foi decisiva para eleger prefeitos aliados, como foi o caso de Imperatriz, onde o deputado estadual Marco Aurélio (PCdoB) foi derrotado pelo atual prefeito Assis Ramos (DEM), que se reelegeu. Além disso, seu partido encolheu, saindo de 46 prefeituras conquistadas na eleição de 2016 para 22 neste ano.

A campanha do segundo turno deixou propostas de lado e girou em torno de troca de acusações entre os candidatos. Na mais recente pesquisa do Ibope, divulgada nesta sexta-feira, 27, Eduardo Braide tem 54% dos votos válidos ante 46% de Duarte Júnior - o levantamento, encomendado pela TV Mirante, foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo MA-05555/2020. A margem de erro é de três pontos porcentuais.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Emergência Médica Há 3 Horas

Atriz Lisandra Silva é hospitalizada após uso de Ozempic

mundo Estados Unidos Há 10 Horas

Kamala e Trump travam o que pode ser o embate mais acirrado da história dos EUA

mundo Eleições Há 2 Horas

EUA: Centro de referência em projeções vê vitória de Kamala

politica Justiça Há 9 Horas

Moraes manda Fátima de Tubarão cumprir pena por atos de 8 de janeiro

fama Política Há 7 Horas

Jojo Todynho se revolta com boicote por ser de direita: 'Sou o que quiser'

fama Estados Unidos Há 10 Horas

Rihanna encoraja americanos a irem às urnas: 'Votem, porque eu não posso'

esporte Futebol Há 8 Horas

Flamengo: Bruno Henrique é investigado por suposto esquema de apostas

lifestyle Alimentação Há 8 Horas

Cuidado com as aparências: estes alimentos estão te fazendo engordar

mundo Líbano Há 9 Horas

Bebê brasileira de 1 ano de idade é morta em bombardeio de Israel

fama Luto Há 4 Horas

Fãs e familiares se despedem de Agnaldo Rayol em velório na Alesp