Eleitores de São Paulo aprovam horário ampliado para votação

Neste ano, as urnas começaram a receber os votos às 7h, uma hora mais cedo que em outras eleições, para diminuir o risco de contaminação pelo novo coronavírus

© TSE inclui em normas eleitorais medidas sanitárias contra a covid-19

Brasil ELEIÇÕES-SP 29/11/20 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O relógio ainda marcava 6h30 quando os primeiros eleitores chegaram para votar na Escola Estadual Maria José, na Bela Vista, região central de São Paulo, neste domingo (29), segundo turno das eleições municipais. Neste ano, as urnas começaram a receber os votos às 7h, uma hora mais cedo que em outras eleições, para diminuir o risco de contaminação pelo novo coronavírus.

PUB

A ampliação do expediente eleitoral visava dar preferência especialmente a pessoas com mais de 60 anos, mas eles não foram os únicos a chegar cedo. O vigilante Ailton do Carmo, 50, encabeçava a fila.

Ele aproveitou para votar depois de terminar o trabalho do dia, numa rua próxima ao colégio. "Só passei na padaria para comer algo e vim. Como moro em Itaquera, era mais fácil vir logo. Dei sorte com esse horário novo", afirmou. Foi o primeiro a sair do colégio.

O comerciante So Sing, 59, também estava no começo da fila. Chegou cedo, diz, para ficar livre e aproveitar o resto do domingo. "Esse horário é bem melhor."

Por volta das 6h40, o primeiro idoso chegou à escola –antes dele, seis pessoas já aguardavam a abertura do portão. Apesar de já poder não votar, o aposentado Roberto Barroso, 72, não quis perder o compromisso: levantou cedo e foi ao colégio para evitar um horário que tivesse aglomeração.

"Sempre gostei de me cuidar, por isso vim nesse horário", diz ele, mostrando a sacolinha com a caneta e o álcool gel, itens básicos da votação em tempos de Covid-19.

Às 7h, quando a entrada foi liberada, a fila de eleitores já passava de 50 pessoas, muitas delas com menos de 60 anos.

"A maior vantagem dessa hora é que é muito mais tranquilo", afirma a aposentada Severa da Cunha, 70. Ela diz que sempre costuma votar no período da manhã, e o horário preferencial para os idosos, que vai até as 10h, facilitou a vida, diminuindo o contato com mais pessoas.

O aposentado Yolando Gonçalves, 80, também preferiu a reserva de horário. "É melhor porque organiza muito bem as pessoas", afirma. O zelador José Vieira, 63, queria mais: "Por mim, seria ainda mais cedo", diz ele, que depois de votar foi direto para o trabalho, dessa vez com mais calma que em outros anos de eleições.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia pacote fiscal Há 15 Horas

Pacote Fiscal: Veja o que o Congresso manteve ou alterou nas medidas do governo

fama Rio de Janeiro Há 15 Horas

Mário Gomes volta à mansão após despejo

fama Viralizou Há 16 Horas

Influencer é acusada de trair o marido tetraplégico em cruzeiro

fama PRETA-GIL Há 10 Horas

Madrastra atualiza estado de saúde de Preta Gil e fala em recuperação lenta

lifestyle Previsão do futuro Há 17 Horas

O que Nostradamus acertou e o que ainda pode acontecer em 2024?

justica São Paulo Há 16 Horas

Vizinho que esquartejou menino de 10 anos disse que 'invejava crianças'

fama Patrick Swayze Há 17 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

brasil BR-116 Há 9 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

esporte DENÍLSON-JOGADOR Há 14 Horas

Denílson se despede da Band após 14 anos na emissora

fama Vanessa Carvalho Há 10 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico