Vendas na Black Friday da Covid crescem 30%

Houve crescimento também no faturamento pós-Black Friday em relação a 2019.

© iStock

Economia BLACK-FRIDAY 30/11/20 POR Folhapress

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - As vendas na semana da Black Friday deste ano foram 30% superiores ao que foi registrado em 2019. Segundo levantamento da Nielsen, o comércio eletrônico faturou R$ 6 bilhões de 19 a 27 de novembro. O período concentra tanto o "Esquenta Black Friday" quanto a data oficial do evento, na última sexta-feira (27).

PUB

Embora tenha havido uma aposta das varejistas em diluir as principais promoções ao longo do "esquenta", o faturamento continua concentrado no dia principal. O dia 27 foi responsável por 53% das vendas, contra 51% no ano passado

Julia Avila, líder da Ebit|Nielsen, afirma que o período de promoções estendidas será uma tendência para as próximas edições.

"O e-commerce e as pessoas utilizaram todo o período de novembro para encontrar bons preços e fechar bons negócios. Isso mostra que um esquenta Black Friday mais forte é uma tendência para os próximos anos", afirma.

Na avaliação da Nielsen, a concentração de vendas na sexta-feira faz o varejo perder dinamismo, porque mobiliza mais infraestrutura e funcionários em um período curto.

"Com períodos maiores, o comércio se torna mais rentável e pode repassar melhores descontos nos preços. Todos lucram no fim do dia", afirma.

Houve crescimento também no faturamento pós-Black Friday em relação a 2019. Somando sábado (28) e domingo (29), o ecommerce teve faturamento de R$ 1,5 bilhão em vendas, alta de 27% em comparação com o mesmo período do ano passado. O desempenho do fim de semana foi semelhante ao de quinta-feira (26) e sexta-feira (27).

Durante a prévia da Black Friday, sondagens apontavam que mudanças de hábitos de consumo adquiridos pelos consumidores na pandemia trariam novas tendências para o evento. Segundo Juliana Avila, da Nielsen, o "comércio eletrônico soube aproveitar o momento e fisgá-los com descontos, oportunidades e atratividades".

De acordo com Fernando Gamboa, sócio da KPMG, a extensão do "esquenta" da Black Friday proporciona aos consumidores um tempo maior para a decisão de compra, o que reduz o número de compras por impulso e permite aos consumidores planejar e antecipar as compras de Natal.

"Essa Black Friday é muito atípica. O consumidor está estressado financeiramente, mas tem a oportunidade antecipar compras de Natal e fazer menos compras por impulso", disse. "Tudo o que a gente não quer é consumo exacerbado no meio de uma pandemia."

Neste ano, somente na sexta-feira (27), dia oficial do evento, o faturamento de compras online foi de R$ 3,1 bilhões, alta de 4,8% na comparação com o mesmo dia do ano passado. Além de gastar 7,8% mais - o valor médio de compras na sexta-feira este ano ficou em torno de R$ 679 – os brasileiros também compraram mais vezes, processando 4,6 milhões de pedidos compras.

Somando o total de compras do dia principal do evento e do chamado "Esquenta Black Friday", foram gerados 10,6 milhões de pedidos neste ano, aproximadamente 20% a mais em relação a 2019.

Para Gamboa, o movimento de compras na Black Friday poderá impactar as compras de Natal deste ano e fazer o comércio repensar as tradicionais de liquidações de janeiro.

O Natal deste ano deverá ter desempenho insuficiente para alavancar a retomada do comércio ao longo de 2021. Especialistas afirmam que a incerteza em relação à pandemia e sobre como a economia deverá reagir ainda devem impactar as vendas de fim de ano.

Novos hábitos, antigas reclamações

Nesta segunda-feira (30), o Procon-SP registrou 940 atendimentos relacionados à Black Friday. A principal reclamação dos consumidores foi a chamada maquiagem de preço (139), quando o desconto oferecido não é real, seguido por pedido cancelado após a compra (109), mudança de preço ao finalizar a compra (107), produto ou serviço indisponível (101) e não entrega ou atraso (89).

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Texas Há 17 Horas

Universitária morre após comer prato alterado sem aviso em restaurante

fama Revelação Há 14 Horas

Gracyanne Barbosa revela verdadeiro motivo para fim do casamento com Belo

tech Espaço Há 16 Horas

Nasa compartilha imagem impressionante da superfície de Marte

fama Jiare Schneider Há 15 Horas

Influenciador que estava desaparecido é encontrado morto aos 31 anos

mundo Colômbia Há 16 Horas

Jovem desaparecida há 12 anos escapa de cativeiro na Colômbia

politica JAIR-BOLSONARO Há 15 Horas

Bolsonaro considera pedir refúgio em embaixada caso seja condenado

mundo Indonésia Há 13 Horas

Trabalhador desaparecido é encontrado dentro de cobra píton na Indonésia

fama Ravi Há 14 Horas

Eli chora ao contar que Lua pergunta pelo irmãozinho, que segue internado

esporte Valdívia Há 14 Horas

Justiça do Chile manda Jorge Valdivia de volta à prisão

fama Andressa Urach Há 11 Horas

Andressa Urach é investigada por apologia a zoofilia após fala no YouTube