Papa pede que Europa se mantenha aberta aos migrantes

Em discurso aos embaixadores acreditados no Vaticano, o papa disse que “os receios relativos à segurança são importantes"

© Reuters

Mundo Francisco 11/01/16 POR Notícias Ao Minuto

O papa Francisco pediu hoje (11) aos governos europeus que continuem a acolher os migrantes, como “um farol de humanidade”, apesar dos receios de segurança suscitados pelo fluxo inédito de pessoas.

PUB

Em discurso aos embaixadores acreditados no Vaticano, o papa disse que “os receios relativos à segurança são importantes e aumentaram consideravelmente com a crescente ameaça do terrorismo internacional”. O pronunciamento foi consagrado às migrações, no qual evocou “o grito” dos que fogem de “barbáries indizíveis” e da “miséria extrema”.

A atual vaga migratória “parece minar as bases desse ‘espírito humanista’ que a Europa ama e defende desde sempre”, afirmou, advertindo que isso não pode impedir o continente europeu de continuar a ser “um farol de humanidade”.

O papa Francisco criticou o “medo que leva a ver o outro como um perigo ou um inimigo”, que tem origem no “vazio de ideais” e na “perda de identidade, também religiosa, que o Ocidente conhece de forma dramática”.

“Se o fenômeno migratório coloca um problema cultural sério, ao qual não podemos deixar de responder, o acolhimento pode ser uma ocasião propícia a uma nova compreensão e abertura de horizontes, tanto para quem é acolhido, que tem o dever de respeitar os valores, as tradições e as leis da comunidade que o acolhe, como para esta, chamada a valorizar tudo o que cada imigrante pode oferecer”, afirmou.

A Europa enfrenta um fluxo de migrantes sem precedentes desde a II Guerra Mundial, que tem motivado acesos debates sobre os riscos da não-integração e de uma abertura de portas ao terrorismo.

O papa, que hoje discursou pela terceira vez como chefe da Igreja Católica perante o corpo diplomático, saudou os esforços para resolver os conflitos na Síria e na Líbia. Ele apelou para uma “ação coordenada para travar a propagação do extremismo e do fundamentalismo”.

O Vaticano tem relações diplomáticas com 180 países, a que se juntam a União Europeia, a Ordem Militar de Malta e a missão da Palestina. Desses 180 Estados, 81 têm um embaixador em Roma. Com informações da Agência Brasil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Viral Há 6 Horas

Marido pede divórcio após mulher beijar cantor durante show

fama CANTOR-BENÍCIO Há 5 Horas

Sertanejo é agredido em show, leva 30 pontos e fica com o rosto desfigurado

mundo Avião Há 5 Horas

Duas pessoas são encontradas mortas no trem de pouso de avião na Flórida

fama Saúde Há 23 Horas

Preta Gil continua na batalha contra o câncer: "Um dia de cada vez"

fama EDUARDO-PAES Há 5 Horas

Eduardo Paes promete 'fechar Copacabana' se Fernanda Torres ganhar o Oscar

tech Leis Há 21 Horas

Zuckerberg sobre fim da moderação na Meta: 'América Latina tem tribunais de censura'

mundo EUA Há 6 Horas

Presos condenados à pena de morte recusam indulto de Biden

fama THIAGO-NIGRO Há 23 Horas

Thiago Nigro desabafa nas redes sociais após críticas

fama Paris Jackson Há 6 Horas

Paris Jackson revela ser viciada em heroína e álcool: “Quase perdi tudo"

tech Redes Sociais Há 18 Horas

Trump diz que Meta eliminou checagem por causa de suas ameaças