Metrô de SP promove ações de combate ao preconceito contra idosos

As ações incluem emissão de mensagens sonoras nos trens e estações, em televisores nas plataformas e dentro das composições, além de redes sociais

© Shutterstock- imagem ilustrativa

Brasil PRECONCEITO 06/12/20 POR Notícias ao Minuto

O Metrô de São Paulo começou a promover ações de combate ao idadismo - preconceito contra pessoas idosas – desde a última terça-feira (1º). As ações incluem emissão de mensagens sonoras nos trens e estações, em televisores nas plataformas e dentro das composições, além de redes sociais. As falas das mensagens têm como objetivo conscientizar o usuário acerca da importância do respeito aos idosos.

PUB

Já nas redes sociais, os perfis oficiais do Metrô aderiram à campanha #OrgulhoSessentaMais, que deve atingir um público para além do passageiro habitual. As ações na companhia ocorrem em conjunto com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, USP60+ e outros parceiros da sociedade civil organizada.

As TVs instaladas dentro dos trens reproduzirão quatro esquetes com dramatizações inspiradas no cinema mudo. A performance de atores voluntários da Cia. T3rceiro Ato tem o objetivo de evidenciar e fazer refletir, por meio da comédia, situações diversas e cotidianas de discriminação com base na idade.

Os funcionários do Metrô também foram incluídos nas ações, para que sirvam de referência e combatam a discriminação, a marginalização e a exclusão social dessas pessoas. O Metrô reforça que quem tem idade igual ou superior a 60 anos tem garantidos direitos: a acessibilidade, o atendimento preferencial com auxílio de funcionários capacitados para tal, o número de assentos preferenciais acima da quantidade determinada e o bilhete do idoso são alguns exemplos.

Há ainda um programa de relacionamento específico, chamado “Experiente Cidadão”. Nas visitas às dependências da companhia, empregados do Centro de Controle Operacional formam grupos especiais com idosos. Além de ficar por dentro do funcionamento do sistema, tirar dúvidas e dividir experiências, o idoso recebe orientações de prevenção à queda e de bom uso do Metrô.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica BOLSONARO-PF Há 22 Horas

PF indicia Bolsonaro e mais 36 em investigação de trama golpista

esporte Indefinição Há 8 Horas

Qual será o próximo destino de Neymar?

politica Polícia Federal Há 7 Horas

Bolsonaro pode ser preso por plano de golpe? Entenda

brasil Brasil Há 3 Horas

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA 21/11/24

Rússia ataca Ucrânia com míssil criado para guerra nuclear, diz Kiev

fama Oscar Há 23 Horas

Fernanda Torres tem pico de interesse no Google com Oscar e 'Ainda Estou Aqui'

economia Carrefour Há 6 Horas

Se não serve ao francês, não vai servir aos brasileiros, diz Fávaro, sobre decisão do Carrefour

fama Segunda chance Há 20 Horas

Famosos que sobreviveram a experiências de quase morte

justica Itaúna Há 7 Horas

Homem branco oferece R$ 10 para agredir homem negro com cintadas em MG

esporte Campeonato Brasileiro Há 22 Horas

Veja o que o São Paulo precisa fazer para se garantir na Libertadores de 2025