'Eu não vou tomar vacina e ponto final, problema meu', diz Bolsonaro

"Eu não vou tomar vacina e ponto final. Minha vida está em risco? O problema é meu", disse o presidente em entrevista ao Brasil Urgente, da Band, nesta terça-feira (15)

© Getty Images

Brasil BOLSONARO-VACINA 16/12/20 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente Jair Bolsonaro, que já contraiu o novo coronavírus neste ano, repetiu que não vai tomar vacina contra o coronavírus, mas que dará sinal verde à compra e aplicação de todos os imunizantes que forem autorizados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

PUB

Nesse pacote está, inclusive, a Coronavac, a vacina que entrou no meio de uma disputa entre o presidente e o governador paulista, João Doria (PSDB), seu rival político, que anunciou importação, fabricação e até data de imunização de forma independente do governo federal.

Leia Também: Senado aprova rastreamento de vacinas

"Eu não vou tomar vacina e ponto final. Minha vida está em risco? O problema é meu", disse o presidente em entrevista ao Brasil Urgente, da Band, nesta terça-feira (15).

Bolsonaro afirmou que vai liberar R$ 20 bilhões para a compra dos imunizantes e que a vacinação não deve ser obrigatória. "É universal, à disposição de quem quiser. Mas tem que ter responsabilidade. O fabricante fala que não é responsável por efeito colateral nenhum", disse.

Mesmo com a vacina contra a Covid-19 no horizonte, já em aplicação no Reino Unido e nos Estados Unidos e com data para começar no Brasil (caso os testes se mostrem seguros), cresceu a parcela da população brasileira que não pretende se imunizar, segundo pesquisa Datafolha.

Ao todo, 22% dos entrevistados disseram que não pretendem se vacinar, enquanto 73% disseram que vão participar da imunização -outros 5% disseram que não sabem. Pesquisa nacional feita em agosto apontava que apenas 9% não pretendiam se vacinar, contra 89% que diziam que sim.

Um terço dos brasileiros que dizem sempre confiar no presidente Bolsonaro afirmou que não vai se vacinar, enquanto esse número cai para 16% entre os que dizem que nunca confiam no chefe do Executivo.

O presidente repetiu, ainda, que confia em medicamentos que estudos já mostraram que não têm eficácia e podem trazer outros riscos de saúde, como a hidroxicloroquina e a ivermectina. "Salvou minha vida", disse o presidente, que já contraiu o vírus. "E minha mãe de 93 anos tem sempre uma caixa do lado dela."

Leia Também: Países ricos já reservaram 51% das doses de vacinas de Covid mas têm menos de 14% da população

"Alguns falam que não tem comprovação científica... Eu sei disso, mas não tem contra-indicação. Está aí à disposição, pegou, toma", afirmou.

Mesmo com alta de casos e mortes por coronavírus nas últimas semanas, Bolsonaro reafirmou que acredita que a pandemia está no final e que "estamos próximos a uma imunidade de rebanho" –tese rebatida por infectologistas.

O aumento, segundo o presidente, é devido ao final da campanha nas eleições, assim como as pessoas "que se cansaram de ficar em casa".

Bolsonaro também voltou a pedir que os governadores e prefeitos não tornem a quarentena mais rígida. "Não fechem tudo porque se não virá os caos e só Deus sabe o que vai acontecer com o Brasil", disse Bolsonaro.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Goiânia Há 15 Horas

Recém-nascida é encontrada abandonada em saco colocado debaixo de árvore

mundo Tragédia Há 16 Horas

Incidente a bordo de avião da Swiss Air provoca morte de tripulante

fama Investigação Há 16 Horas

Justiça decreta prisão preventiva de dois acusados pela morte de Liam Payne

esporte Óbito Há 11 Horas

André Augusto, jogador do Marreco Futsal, morre aos 31 anos

fama Gisele Bündchen Há 8 Horas

Gisele Bündchen exibe barrigão de grávida durante passeio com namorado

mundo EUA Há 8 Horas

"Para, para, para". Controlador aéreo impede colisão em aeroporto dos EUA

mundo Virais Há 17 Horas

As notícias mais 'inusitadas' de 2024: Golpes, sonhos e... Tio Paulo

fama Redes Sociais Há 8 Horas

'Estava entediada', diz influenciadora que forjou o próprio sequestro

fama Recordação Há 10 Horas

Viúvo de Ney Latorraca fala de bastidores de beijo do ator em Tarcísio Meira

politica Ano Novo Há 8 Horas

Lula em mensagem de Ano Novo no 'X': 'Faremos ainda mais'