Prazo para contestar auxílio emergencial negado acaba hoje

O processo será inteiramente virtual, dispensando a necessidade de ir a uma agência da Caixa Econômica Federal ou a um posto de atendimento do CadÚnico.

© Shutterstock

Economia auxílio emergencial 18/12/20 POR Agência Brasil

Trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) têm atéhoje(18) para contestar o bloqueio, o cancelamento ou o indeferimento do auxílio emergencial extensão de R$ 300 (R$ 600 para mães solteiras). Os pedidos podem ser feitos desde o dia 9 no site da Dataprev, estatal que processa os requerimentos do auxílio emergencial.

PUB

O processo será inteiramente virtual, dispensando a necessidade de ir a uma agência da Caixa Econômica Federal ou a um posto de atendimento do CadÚnico.

Leia Também: Auxílio emergencial eleva inflação dos mais pobres, diz Banco Central

Segundo o Ministério da Cidadania, a pasta promove mensalmente um pente-fino entre os beneficiários do auxílio emergencial para verificar se eles atendem a todos os requisitos definidos pela lei que criou o benefício. Quem não se enquadra em um dos critérios é excluído da lista de beneficiários, mesmo tendo recebido alguma parcela.

De acordo com a pasta, a verificação é necessária para garantir que o público-alvo do auxílio emergencial seja atendido e impedir que pessoas que não precisam do benefício recebam a ajuda. Entre as principais situações verificadas, estão morte, descoberta de irregularidades ou obtenção de emprego formal durante a concessão do auxílio

Começouontem(17) o prazo de contestação para trabalhadores informais que tiveram o auxílio emergencial extensão negado por não atenderem aos novos critérios de concessão. O prazo vai até o dia 26.

Ao editar a medida provisória que estendeu o auxílio emergencial por até três parcelas com metade do valor original, o governo endureceu os critérios. Um dos exemplos foi o uso de dados fiscais de 2019, em vez de 2018, para prorrogar o benefício. Quem não se enquadrou nos novos parâmetros teve a extensão negada.

O Ministério da Cidadania também reabriu o prazo para quem teve o auxílio cancelado por indícios de irregularidade verificados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) ou pela Controladoria-Geral da União (CGU). Os requerimentos podem ser feitos até o dia 20.

A pasta também abriu prazo para que beneficiários do Bolsa Família que tiveram o auxílio emergencial extensão cancelado, bloqueado ou negado possam requerer o benefício. Os pedidos poderão ser feitos a partir dedomingo(20) até o dia 29. Todos os processos são exclusivamente feitos na página da Dataprev na internet.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Texas Há 22 Horas

Universitária morre após comer prato alterado sem aviso em restaurante

fama Revelação Há 19 Horas

Gracyanne Barbosa revela verdadeiro motivo para fim do casamento com Belo

tech Espaço Há 21 Horas

Nasa compartilha imagem impressionante da superfície de Marte

mundo Indonésia Há 18 Horas

Trabalhador desaparecido é encontrado dentro de cobra píton na Indonésia

mundo Colômbia Há 21 Horas

Jovem desaparecida há 12 anos escapa de cativeiro na Colômbia

fama Jiare Schneider Há 20 Horas

Influenciador que estava desaparecido é encontrado morto aos 31 anos

politica JAIR-BOLSONARO Há 20 Horas

Bolsonaro considera pedir refúgio em embaixada caso seja condenado

esporte Valdívia Há 19 Horas

Justiça do Chile manda Jorge Valdivia de volta à prisão

fama Ravi Há 19 Horas

Eli chora ao contar que Lua pergunta pelo irmãozinho, que segue internado

fama Andressa Urach Há 16 Horas

Andressa Urach é investigada por apologia a zoofilia após fala no YouTube