SP centralizará dados sobre covid em escolas

A estratégia visa a reduzir o risco de surtos nas escolas e também a informar a secretaria sobre os registros da covid-19 e o papel - ou não - do colégio no aumento de casos

© Governador do DF suspende volta às aulas por tempo indeterminado

Brasil ESCOLA 19/12/20 POR Estadao Conteudo

O governo paulista vai centralizar registros de infecções pela covid-19 nas escolas públicas e particulares. Um sistema do site da Secretaria da Educação será abastecido pelos colégios estaduais, municipais e privados indicando casos de contaminação de alunos e professores e os contatos que tiveram. Se detectado um caso de covid-19, o colégio deverá enviar os dados informando se o infectado é aluno, professor ou auxiliar, se pertence a grupo de risco e com quem teve contato.

PUB

A estratégia visa a reduzir o risco de surtos nas escolas e também a informar a secretaria sobre os registros da covid-19 e o papel - ou não - do colégio no aumento de casos. Todas as escolas, incluindo as municipais de 400 cidades, serão obrigadas a preencher a plataforma. As municipais da capital não terão serão obrigadas a isso, porque são reguladas por um conselho municipal próprio - mas podem participar se quiserem.

Se for detectado um caso de infecção, o colégio deverá enviar os dados e dizer também os dias da semana em que foi à escola. "Como estamos falando de voltar em todas etapas, é importante que o rastreamento seja cada vez maior", disse ao Estadão o secretário Rossieli Soares. A plataforma vai ao ar a partir da próxima terça-feira.

Carlos Magno Fortaleza, infectologista do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, explica que a detecção de um caso suspeito na escola pode motivar uma triagem de sintomas mais rigorosa entre os que ficaram próximos do contaminado. Havendo crescimento nas infecções, pode-se recomendar até uma quarentena para toda a turma.

A adoção da estratégia foi pactuada com a Associação Brasileira de Escolas Particulares (Abepar) e o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de São Paulo (Sieeesp), além da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul 22/12/24

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

economia Dinheiro Há 5 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

brasil ACIDENTE-MG 22/12/24

Sobe para 41 o número de mortos em acidente entre ônibus e carreta em MG

fama CHRIS-BROWN 22/12/24

Chris Brown transforma o Allianz em balada pop R&B

fama Kate Middleton Há 23 Horas

Kate Middleton grava mensagem especial de Natal

fama Patrick Swayze Há 18 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

fama Tragédias Há 22 Horas

Modelos que morreram em circunstâncias trágicas: Um caso recente

mundo Estados Unidos Há 5 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Mal de parkinson Há 20 Horas

Famosos que sofrem da doença de Parkinson

mundo Guerra na Ucrânia Há 23 Horas

"Vão lamentar". Putin promete mais destruição na Ucrânia