A deputada do Podemos, Carolina Bescansa, protagonizou hoje a imagem mais invulgar na sessão constitutiva do novo Congresso dos Deputados espanhol, ao dar de mamar ao seu bebé de poucos meses, enquanto assistia ao plenário na bancada parlamentar.
PUB
Bescansa, candidata do Podemos à presidência da Mesa do Congresso, levou mesmo o bebê nos braços enquanto depositava o voto em urna - na primeira votação - para esse cargo.
O líder do Podemos, Pablo Iglesias, também pegou no filho de Bescansa, enquanto ocupava o assento na bancada parlamentar do Podemos, originando uma onda de flashes dos muitos fotógrafos que acompanham a sessão.
O Congresso dos Deputados tem um berçário para os deputados que queiram deixar os filhos durante os trabalhos, mas Bescansa até já tinha levado o bebê para o plenário. No final do ano passado, durante uma sessão comemorativa da Constituição espanhola, Bescansa já tinha levado o seu outro filho para o plenário.
O parlamento mais fragmentado da história da democracia espanhola (123 deputados para o PP, 90 para o PSOE, 69 para Podemos e 40 para Ciudadanos) trouxe várias outras mudanças, incluindo mais de 220 deputados estreantes, com vestuário mais informal.
Menos gravatas entre os deputados (especialmente devido aos 69 deputados do Podemos), mas também mais mochilas (em vez de pastas ou de bolsas femininas). Uma deputada do Podemos levou uma camiseta com os dizeres "Working Class girl" (mulher da classe trabalhadora).
O partido de Pablo Iglesias também inclui na sua bancada a primeira deputada afro-espanhola, Rita Bosaho, e o primeiro deputado com cabelo estilo rastafári, Alberto Rodríguez.