Estão abertas as inscrições para alistamento militar obrigatório

A prestação de serviço militar tem duração de 12 meses

© Shutterstock

Brasil Obrigatório 06/01/21 POR Notícias Ao Minuto

Desde o início do ano está aberto o prazo de inscrição para o alistamento militar obrigatório para os jovens brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos durante o ano de 2021. O prazo iniciou em 1º de janeiro e vai até 30 de junho. A prestação de serviço militar tem duração de 12 meses. As inscrições online podem ser feitas pelo site www.alistamento.eb.mil.br.

PUB

Para a inscrição online é necessário ter em mãos os seguintes documentos: CPF, carteira de identidade, comprovante de endereço com CEP, endereço de e-mail e telefone. Após preencher o formulário, o candidato pode acompanhar os próximos passos no mesmo site. O acesso é feito com o número do CPF e a senha criada no momento do cadastro.

Para quem não tem acesso à internet, a inscrição deve ser feita em uma Junta do Serviço Militar (JMS), mais próxima da sua residência. Nesse caso, o jovem deve apresentar certidão de nascimento ou prova equivalente e comprovante de residência ou declaração firmada por ele.

Em alguns casos, o alistamento só pode ser feito presencialmente. É a situação do jovem que for arrimo de família, ou seja, o único responsável pelo sustento da família. Nessa situação, o jovem deve apresentar um requerimento pedindo dispensa de incorporação e também apresentar documentos que comprovem sua condição de arrimo.

Outra situação é para os jovens que se enquadrem na condição de pessoa com deficiência. De acordo com o Ministério da Defesa, para solicitar a dispensa o “portador de necessidade especial física aparente, entregará requerimento solicitando isenção do serviço militar e atestado médico com diagnóstico de incapacidade e o respectivo CID, que é a Classificação Internacional de Doenças”.

Caso a pessoa não tenha condição de comparecer à JSM por incapacidade absoluta, ele poderá ser representado por tutor ou curador.

A legislação prevê ainda a a possibilidade de o jovem se alistar com o nome social. Nesse caso, o jovem deve se dirigir à junta militar com certidão de nascimento ou equivalente, comprovante de residência, documento oficial com foto, como: carteira de identidade, de trabalho, profissional ou passaporte e requerimento para uso de nome social, disponível neste endereço.

Para quem mora no exterior, é necessário dirigir-se à repartição consular com certidão de nascimento, comprovante de residência e documento oficial com foto.

A seleção dos jovens para ingresso nas Forças Armadas ocorre no período de 1º de julho a 28 de outubro. A primeira etapa é um teste de conhecimentos gerais, seguido de exames médicos e psicotécnicos. Após o resultado, os jovens podem ser incorporados ou dispensados do serviço militar. Caso seja dispensado, o jovem recebe o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI). Ele participa de uma cerimônia onde se compromete a se apresentar futuramente, caso seja necessário.

Com informações da Agência Brasil

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica QUAEST-PESQUISA Há 4 Horas

Pesquisa Quaest aponta cenário apertado na disputa por SP; veja

fama PAOLLA-OLIVEIRA 17/09/24

Paolla Oliveira e Yasmin Brunet negam climão no Rock in Rio

mundo Emergência Há 22 Horas

Homem morre após ser atingido com garrafa na axila na Espanha

mundo Itália Há 5 Horas

Babá de 22 anos é presa após corpos de bebês serem achados em seu quintal

fama EUA Há 6 Horas

Bailarina e mãe morrem com apenas um dia de diferença

justica Araxá Há 5 Horas

Jovem de 21 anos se perde das amigas e é estuprada por dois homens em MG

politica Justiça Há 5 Horas

Qual a participação de Marçal em furto a banco e por que o caso prescreveu? Entenda

fama Educação Há 19 Horas

Colégio nega matrícula para filhos de Ronaldo e Georgina Rodríguez

tech Oriente Médio Há 7 Horas

O que são 'pagers', como funcionam e de que forma foram usados em ataque?

lifestyle Estudo Há 22 Horas

Mais de 200 milhões de mortes serão ligadas a bactérias super-resistentes até 2050