© Getty Images
A sessão para certificar a vitória de Joe Biden como presidente dos Estados Unidos, que estava acontecendo dentro do Capitólio, foi suspensa. E o governador de Washington D.C. determinou toque de recolher a partir das 18h (horário local).
PUB
O clima no local é tenso. A Câmara dos Deputados está sendo evacuada.
Vários apoiadores de Donald Trump se juntaram na escadaria do Capitólio, em Washington DC, nos Estados Unidos para protestar sobre a realização da sessão de contagem e confirmação de Joe Biden como novo presidente dos EUA.
Apesar do lockdown feito pelos policiais, diversos manifestantes conseguiram invadir o Congresso.
Durante o protesto, os confrontos entre os manifestantes e as autoridades acabaram por obrigar à retirada de várias pessoas de escritórios do Capitólio.
Também os escritórios vizinhos foram evacuados no momento em que os confrontos se tornaram mais violentos com a polícia recorrendo a gás lacrimogênio e agressões, refere o Independent.
O jornal relata ainda várias tentativas de entrada no edifício que foram impedidas pelas autoridades. A multidão já teria conseguido passar quatro camadas de perímetros de segurança.
Os prédios alvo de evacuação foram o Madison e o Cannon.
Pode ver abaixo um vídeo do momento em que a multidão começou a subir a escadaria:
Whoa: Trump supporters going at it with the police on the steps of the Capitol as Congress counts the Electoral College ballots inside pic.twitter.com/LiQhaa5KkQ
— philip lewis (@Phil_Lewis_) January 6, 2021These images -- Trump supporters attacking officers, tearing down barricades, trying to force their way into the Capitol -- is the definition of words have consequences.Some in GOP want to humor Trump, or angle for 2024, but this is where all the false theories have taken us. https://t.co/gpu3PSwPU6
— Yamiche Alcindor (@Yamiche) January 6, 2021O objetivo da manifestação é mostrarem que não aceitam a vitória do candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, em mais uma tentativa para evitar que o presidente eleito tome posse, no dia 20. Os manifestantes ocuparam mesmo as estruturas montadas para a cerimônia de inauguração de Biden.