Acusado de importunação sexual, Cury dispensa sustentação oral diante do partido

A expectativa é a de que a relatora do caso entregue o parecer sobre o caso na próxima semana.

© Agência Alesp

Política importunação sexual 08/01/21 POR Estadao Conteudo

Alvo de procedimento no Conselho de Ética do Cidadania por importunação sexual contra a deputada Isa Penna (PSOL), o deputado Fernando Cury dispensou a sustentação oral que faria perante ao colegiado do partido nesta quinta-feira, 7. A expectativa é a de que a relatora do caso, Mariete de Paiva Souza, entregue o parecer sobre o caso na próxima semana, diz a legenda.

PUB

"O direito de se manifestar pessoalmente estava garantido, o deputado teria este importante momento para falar com o colegiado e expor suas razões. Mas, conforme o documento enviado por ele, seu advogado achou por bem desconsiderar o trabalho que está sendo feito e renovar questões que serão discutidas no Diretório Nacional. É uma pena", registrou a relatora do processo em nota.

O procedimento foi aberto logo após o episódio, que foi transmitido ao vivo pelo canal da Alesp no Youtube em dezembro. Nas imagens, Isa Penna é vista conversando com o presidente da Casa, Cauê Macris (PSDB), quando Cury se aproxima da Mesa Diretora, se posiciona atrás da deputada e coloca a mão na lateral de seus seios. Isa empurra o deputado para afastá-lo em seguida.

A oitiva de Cury foi marcada a pedido do próprio deputado, diz o Cidadania. No entanto, segundo o partido, o parlamentar, por orientação da defesa, dispensou a sustentação oral sob alegação de que havia sido marcada de forma célere.

Também em nota, o presidente do Conselho de Ética do partido, Alisson Micoski indicou que a instância partidária não é 'órgão jurisdicional', mas político, e ponderou que a defesa não tratou até o momento da 'essência da representação' - o assédio flagrado pelas câmeras da Alesp. A defesa questiona suposta interferência da presidência do Cidadania e de fontes externas ao partido no processo.

"O Conselho não está vinculado aos códigos processuais, com rigor no formalismo. Nosso norte são o Código de Ética e o Estatuto, mas as bases da ampla defesa e do devido processo legal foram observadas. Teve prazo para defesa e acatamos o pedido de sustentação oral. O que é relativo ao objeto da representação foi garantido. Nem Roberto Freire nem Luciano Huck têm voto neste colegiado. O que posso dizer é que concordo com o apresentador: aos assediadores, os rigores da lei e o repúdio público", indicou.

Micoski disse ainda que o Conselho mantém a expectativa de receber o parecer da relatora no próximo dia 10. Os demais integrantes do colegiado poderão propor emendas ao relatório. Após concluído, o documento será votado e encaminhado à Presidência Nacional do Cidadania.

"Isso possivelmente já será feito na segunda-feira (11). Caberá então à Presidência convocar o Diretório Nacional para avaliar a peça, decidindo se aprova ou rejeita o relatório, que pode indicar já eventuais punições", comentou Micoski.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Educação Há 23 Horas

Colégio nega matrícula para filhos de Cristiano Ronaldo em Portugal

mundo TikTok Há 23 Horas

Tendência viral no TikTok leva crianças ao hospital com queimaduras grave

politica ALEXANDRE-MORAES Há 22 Horas

Parlamentares dos EUA querem cancelar vistos de Moraes e de outros ministros do STF

fama O-KANNALHA Há 19 Horas

Quem é O Kannalha, músico de 27 anos que se envolveu com Preta Gil

lifestyle Signos Há 19 Horas

Vem aí uma fase de muito estresse para três signos a partir desta quinta

mundo Reino Unido Há 16 Horas

Homem se esfaqueia fatalmente ao tentar separar hambúrgueres congelados

lifestyle Alimentação Há 20 Horas

Conheça a fruta que faz milagres pelo seu intestino

mundo Ucrânia/Rússia Há 23 Horas

Soldados russos preveem morte em vídeo após missão punitiva em Donetsk

fama Celebridades Há 16 Horas

As estrelas de Hollywood mais bonitas da história!

fama Rock in Rio Há 11 Horas

Mariah Carey esbanja simpatia em encontro com fãs em SP: "Maravilhosa"