Nove ex-ministros do Meio Ambiente pedem que europeus ajudem na pandemia na Amazônia

Os ex-ministros ainda pedem que Macron, Merkel e Solberg sejam intermediários deste pedido de socorro junto aos governos de outros países desenvolvidos

© REUTERS

Mundo AMBIENTE-AMAZÔNIA 27/01/21 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Nove ex-ministros do Meio Ambiente do Brasil fizeram um "veemente e emocionado apelo" aos líderes de França, Alemanha e Noruega para que ajudem a população da Amazônia brasileira no enfrentamento da pandemia da Covid-19 e do colapso regional do sistema de atendimento em saúde.

PUB

Em carta endereçada ao presidente Emmanuel Macron e às primeiras-ministras Angela Merkel e Erna Solberg, os ex-titulares da pasta declaram que a Amazônia brasileira está sendo devastada por uma "dupla calamidade pública, ambiental e de saúde, que necessita da urgente solidariedade e colaboração de países amigos interessados de forma genuína e desinteressada na solução dos problemas amazônicos".

O documento é assinado por José Goldemberg, Rubens Ricupero, Gustavo Krause, Izabela Teixeira, José Sarney Filho, José Carlos Carvalho, Marina Silva, Carlos Minc e Edson Duarte.

Em junho de 2020, o mesmo grupo havia subscrito a outra manifestação pública que denunciava de iminentes retrocessos na legislação sócio-ambiental, promovidos por "excessos e omissões do Poder Executivo federal".

A carta de junho chamava o governo federal de anticientífico e apontava suas ações na pandemia como responsáveis por transformar "o desafio da Covid-19 na mais grave tragédia epidemiológica da história recente do Brasil".

Desta vez, os ex-ministros citam as altas cifras de desmatamento e as queimadas florestais ocorridas em 2020 como preâmbulo da tragédia humanitária que assola a região em 2021 com a crise hospitalar no Amazonas e estados vizinhos, destacando como as vulnerabilidades regionais –isolamento, pobreza, falta de infraestrutura– agravam o quadro de seus mais de 30 milhões de habitantes.

E pedem doações de materiais, equipamentos e medicamentos especificados numa lista em que constam cilindros de oxigênio, concentrador de oxigênio, usinas de produção de oxigênio medicinal, equipamentos para a instalação de UTIs, macas e oxímetros.

Os ex-ministros ainda pedem que Macron, Merkel e Solberg sejam intermediários deste pedido de socorro junto aos governos de outros países desenvolvidos.

Leia Também: Macron quer 'novo Acordo de Paris' sobre biodiversidade

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 9 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

mundo Estados Unidos Há 10 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Patrick Swayze Há 23 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

brasil Tragédia Há 3 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

brasil Tragédia Há 10 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

tech Aplicativo Há 9 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

fama Emergência Médica Há 10 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

fama Condenados Há 18 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

brasil Tragédia Há 10 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

fama 80s Há 20 Horas

Os casais mais icônicos dos anos 1980