Professores do Rio de Janeiro decidem por greve contra volta de aulas presenciais

Em assembleia on-line, realizada na tarde deste sábado (30), os professores do município votaram contra o retorno às aulas presenciais

© Escolas de SP vão ouvir os pais sobre como realizar a retomada

Brasil PROFESSORES-GREVE 31/01/21 POR Folhapress

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - Os professores das redes municipal e estadual do Rio de Janeiro anunciaram greve contra a volta das aulas presenciais, que estão programadas, respectivamente, para fevereiro e março. Os profissionais reivindicam a manutenção do trabalho remoto e defendem a inclusão da categoria entre os grupos prioritários da campanha de vacinação contra a Covid-19.

PUB

Em assembleia on-line, realizada na tarde deste sábado (30), os professores do município votaram contra o retorno às aulas presenciais. A votação teve a aprovação de 84,5% dos 707 participantes.

A assembleia on-line foi convocada pelo Sepe-RJ (Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro). Na sexta-feira (29), o Sepe-RJ já havia feito a votação com os professores da rede estadual. Na ocasião, 89% dos profissionais aprovaram a greve, com a manutenção do ensino remoto.

Segundo a deliberação das assembleias, os profissionais que forem convocados para as atividades presenciais já agora em fevereiro não devem comparecer às suas unidades, seguindo a "Greve Pela Vida".

De acordo com Gustavo Miranda, coordenador geral do Sepe-RJ, há uma compreensão da categoria que o ano escolar de 2020 foi "praticamente perdido" e que os profissionais esperam que o mesmo não ocorra em 2021.

"Entretanto, esses mesmos profissionais da educação entendem que a saúde da população, deles próprios, e da comunidade escolar, incluindo os responsáveis por esses estudantes, precisa ser preservada. A vida tem que estar em primeiro lugar porque a parte pedagógica é possível, uma vez passado esse período de contaminação da Covid-19, que a gente possa garantir uma reposição. O fato é que os governos não se esforçam para garantir a vacina e querem que as escolas abram", avalia Miranda.

Ainda segundo Miranda, tanto os profissionais de ensino do estado quanto do município pedem para serem inseridos na categoria de grupo prioritário para a vacinação, sendo incluídos na campanha de imunização após o atendimento a profissionais da saúde e idosos.

"O que não concordamos é que os governos deixem abertos praia, liberdade para academia, bares, e queiram obrigar milhares de profissionais de educação para que eles entrem nas salas de aula e possam se contaminar, por exemplo. Muitos desses [fazem parte de] grupos de risco ou faixa etária em que, se pegar [o vírus], podem ter a doença agravada", justifica Miranda.

O calendário da rede municipal do Rio de Janeiro prevê a volta às aulas no dia 8 de fevereiro, de maneira remota, e no dia 24 de forma presencial e opcional para alunos da pré-escola até o 2º ano.

Já o ano letivo da rede estadual está programado para retornar no dia 8 de fevereiro, mas somente com atividades virtuais, avaliação diagnóstica e entrega de plano de estudos. A volta das aulas presenciais está prevista para o dia 1º de março.

Procuradas pela reportagem, as secretarias Municipal e Estadual de Educação ainda não se posicionaram até a publicação desta matéria.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama MC Mirella Há 20 Horas

MC Mirella expulsa os pais de casa: "Não quero mais morar junto"

fama Problemas de Saúde Há 19 Horas

Ator da Globo que pediu Pix é novamente internado

politica Bolsonaro Há 18 Horas

'Vamos partir pra guerra': golpistas pediam 'orientação' a general próximo de Bolsonaro

mundo Dominique Pelicot Há 20 Horas

Homem que permitiu estupros da esposa por 10 anos: 'Vou morrer como cão'

politica BOLSONARO-PF Há 10 Horas

PF indicia Bolsonaro e mais 36 em investigação de trama golpista

fama Gisele Bündchen Há 19 Horas

Grávida e radiante, Gisele Bündchen exibe barriguinha ao ir à academia

lifestyle Saúde Há 19 Horas

Quatro sinais de que você está consumindo açúcar em excesso diariamente

justica São Paulo Há 18 Horas

'Quem vai devolver meu filho?', lamenta pai de universitário morto em abordagem da PM

esporte Indefinição Há 11 Horas

Qual será o próximo destino de Neymar?

fama KIM-KARDASHIAN Há 20 Horas

Kim Kardashian sensualiza com seu robô da Tesla, adquirido por R$ 170 mil