Mario Frias ataca Doria e diz que obras do Museu do Ipiranga são custeadas pelo governo federal

Em nota, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa de SP rebateu as declarações de Frias e diz que a publicação do secretário "parece ter sido feito por outra pessoa"

© Reprodução

Brasil MARIO-FRIAS 02/02/21 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O secretário especial da Cultura, Mario Frias, atacou o Governo de São Paulo e disse que as obras do Museu do Ipiranga, na capital paulista, são custeadas pelo governo federal, e não pelo governador João Doria (PSDB).

PUB

"O Museu do Ipiranga é uma obra financiada pela Secult @CulturaGovBr, não pelo governador de São Paulo", escreveu Frias nas redes sociais na sexta (29).

Em texto, o secretário afirma que visitou as obras do museu, na quinta (28), e diz que lhe causou estranheza "que uma obra tão importante, que não recebeu recursos do governo do estado de São Paulo, tenha sido anunciada pelo governador, João Doria, como a principal obra do seu governo".

"​Assim, tendo o compromisso com a verdade, e ciente da necessidade de combater o uso político-partidário, para palanque eleitoral, dos recursos federais, já solicitei a minha equipe de fiscalização para que notificasse o proponente, no intuito que o mesmo retire do material de divulgação a logomarca estadual como um dos realizadores da obra, tendo em vista que não arcou com nenhuma parte do custo da reforma", segue Frias.

Em nota, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa de SP rebateu as declarações de Frias e diz que a publicação do secretário "parece ter sido feito por outra pessoa".

Na visita, segundo a pasta, Frias foi recebido pelo secretário Sérgio Sá Leitão, pelo reitor da USP, Vahan Agopyan, e pela equipe responsável pelo projeto. Ainda de acordo com a secretaria, ela "foi filmada e o vídeo está disponível".

"Em nenhum momento fez qualquer crítica ao projeto, à USP, ao Governo de São Paulo ou ao governador João Doria. Ao contrário, aliás, externou diversos elogios ao longo de toda a visita. Disse que o projeto era um 'ótimo exemplo'", diz a nota.

"Infelizmente, o secretário não teve coragem de dizer o mesmo na frente dos anfitriões. Se tivesse feito, receberia as informações corretas sobre a participação do Governo de SP e do governador João Doria no projeto. O Museu do Ipiranga pertence à Universidade de São Paulo, instituição vinculada ao governo de SP. O governador João Doria liderou a vitoriosa campanha de captação de recursos para o projeto de restauro e ampliação. Há recursos estaduais em diversas etapas do projeto. Cerca de 50% dos recursos captados junto à iniciativa privada não são incentivados", segue o texto.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jhei Soares Há 16 Horas

Influenciadora posta vídeo horas antes de morrer: ‘Indo ser jovem’

economia 13º salário Há 23 Horas

INSS inicia pagamento do 13º salário para mais de 2 milhões de pessoas

fama Uberlândia Há 23 Horas

Influenciadora morre arrastada por enchente em Minas Gerais

fama Elon Musk Há 22 Horas

Grimes, ex de Musk, diz que ele está 'irreconhecível' e expõe disputa

mundo Bitcoin Há 22 Horas

Mulher revela como descartou R$ 4,1 bilhões em bitcoins do ex-namorado

fama Elie Há 23 Horas

Eliezer faz cateterismo e oculta da família: "Internado na UTI"

fama Kate Cassidy Há 23 Horas

Namorada se revolta com resgate de Liam Payne: 'Poderia ser salvo'

mundo Krish Arora Há 15 Horas

Menino britânico de 10 anos supera QI de Einstein e Hawking

fama Alexandre Pires Há 17 Horas

Morre João Pires, pai do cantor Alexandre Pires, aos 72 anos

brasil Divaldo Franco Há 21 Horas

Divaldo Franco, 97 anos, está internado para tratar câncer na bexiga