Após vitória de Rodrigo Pacheco, Bolsonaro comemora eleição "em cédula de papel"

Pacheco derrotou Simone Tebet por 57 a 21 votos.

© Reprodução/Twitter

Política eleição Senado 01/02/21 POR Estadao Conteudo

O presidente Jair Bolsonaro comemorou a eleição de Rodrigo Pacheco (DEM-MG) nesta segunda-feira, 1º, como novo presidente do Senado. Ao citar a vitória de Pacheco em suas redes sociais, Bolsonaro mencionou que a eleição ocorreu em "cédula de papel".

PUB

Pacheco derrotou a senadora Simone Tebet (MDB-MS) por 57 votos a 21. O democrata foi indicado pelo então presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e recebeu o apoio do Planalto.

"Em cédula de papel, o Senado Federal elegeu o Senador Rodrigo Pacheco (57 votos de 81 possíveis) para presidir a Casa no biênio 2021/22", escreveu. O regimento da Casa determina a votação secreta e por cédulas para um mandato de dois anos.

A votação sobre o novo comando da Casa nesta tarde foi acompanhada por Bolsonaro e o ministro Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo, que é responsável pela articulação com o Congresso.

- Em cédula de papel, o Senado Federal elegeu o Senador Rodrigo Pacheco (57 votos de 81 possíveis) para presidir a Casa no biênio 2021/22 pic.twitter.com/ct8ZE5xmpE

— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) February 1, 2021

Em suas redes sociais, o ministro também parabenizou Rodrigo Pacheco e publicou foto ao lado do presidente enquanto assistiam à votação. "Ao lado do Presidente Bolsonaro, acompanhei o desenrolar de um processo legítimo e democrático na tarde de hoje. É com base nesses princípios que seguiremos articulando em busca do desenvolvimento do nosso país!", escreveu Ramos em sua página oficial no Twitter.

A eleição de Pacheco já era dada como certa pelo governo, que espera destravar pautas de interesse do Executivo com as mudanças no comando das Casas legislativas - a eleição para o comando da Câmara também será realizada hoje, com sessão aberta há pouco. O governo quer avançar, em especial, na pauta econômica.

Assim como Bolsonaro e Ramos, logo após a confirmação da eleição de Pacheco, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, parabenizou o senador. "Nós, do Governo, estamos confiantes em sua atuação na pauta liberal e nas reformas necessárias ao País", afirmou Faria em suas redes sociais.

Para garantir a eleição de Pacheco e de Arthur Lira (PP-AL), que concorre à presidência da Câmara, o Planalto atuou diretamente para bancar a vitória de seus candidatos. Conforme o Estadão mostrou, o governo destinou R$ 3 bilhões para 250 deputados e 35 senadores aplicarem em obras em seus redutos eleitorais. Os recursos saíram do Ministério do Desenvolvimento Regional e foram negociados por Ramos. Em outra frente, o governo também fez uma liberação recorde de emendas parlamentares em janeiro deste ano, como também mostrou o Broadcast.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Cazaquistão Há 17 Horas

Avião com 72 pessoas a bordo cai no Cazaquistão; há sobreviventes

fama Justiça Há 13 Horas

Ex-bailarina do Faustão tem habeas corpus negado e vai passar o fim de ano na prisão

esporte Prisão Há 18 Horas

Por que Robinho não teve direito à 'saidinha' e vai passar Natal preso

fama Festas Há 17 Horas

Cachorro de Anitta some na noite de Natal: 'ainda vai me matar do coração'

fama Saúde Há 11 Horas

Filho de Faustão fala sobre a saúde do pai após transplantes

fama Televisão Há 16 Horas

SBT desiste de contratar Pablo Marçal e terá Cariúcha em novo Casos de Família

fama Música Há 18 Horas

Hit natalino de Mariah Carey entra na 17ª semana em primeiro na Billboard

economia Consumos Há 17 Horas

Saiba como evitar o aumento da conta de luz durante o verão

politica STF Há 18 Horas

Moraes diz que Daniel Silveira mentiu ao usar hospital como álibi e mantém prisão

justica Investigação Há 17 Horas

Duas pessoas morrem e três estão internadas após comerem bolo em Torres (RS)