Pensando no futuro, Palmeiras joga no Mundial para elevar moral na Copa do Brasil

A queda na semifinal diante do Tigres fez o Palmeiras amargar a primeira eliminação nesta temporada e a ter pouco tempo para lamentar

© Getty Images

Esporte Futebol 11/02/21 POR Estadao Conteudo

O Palmeiras encerra nesta quinta-feira, ao meio-dia (horário de Brasília), a participação no Mundial de Clubes com o objetivo de voltar ao Brasil com o moral elevado para a final da Copa do Brasil diante do Grêmio - o primeiro jogo está marcado para o fim do mês. Antes de encarar as mais de 12 horas de viagem, o time decide no Catar o terceiro lugar do torneio contra o Al Ahly, do Egito, disposto a esquecer a derrota de domingo.

PUB

A queda na semifinal diante do Tigres fez o Palmeiras amargar a primeira eliminação nesta temporada e a ter pouco tempo para lamentar. A equipe procurou superar logo a derrota, pois sabe que ainda neste mês terá mais seis jogos pela frente no Brasil, incluindo um já no próximo domingo contra o Fortaleza, no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro.

"Não era o que queríamos (disputar o terceiro lugar), mas é onde estamos. Vamos entrar em campo para fazer o melhor e vencer. As coisas não saíram bem, mas jogamos para vencer todos os jogos. Vamos em busca da vitória para voltar ao Brasil e seguir na temporada", disse o goleiro Weverton.

Um dos líderes do elenco, o jogador ressaltou que o Palmeiras não pode se abater pela frustração de estar fora da decisão e precisa se lembrar que está no Mundial porque conseguiu o direito ao conquistar a Libertadores. "Chegamos porque fomos campeões, fizemos uma grande temporada, isso nos trouxe até aqui. Isso nos dá muito orgulho do que temos feito", comentou.

O técnico Abel Ferreira indicou o plano de fazer algumas mudanças no time titular, mas não revelou quais. As alterações devem ser feitas para evitar o desgaste.

Tanto nas entrevistas como nas conversas com os jogadores, o português quer passar o recado de que a derrota para o Tigres não pode tirar a confiança do time. Por isso, encerrar a campanha em alta será útil para a retomada dos trabalhos no Brasil. "A mim, sempre ensinaram que é melhor ficar à frente do que atrás. Vamos lutar pelo terceiro lugar. Não era o que queríamos, mas é pelo que lutamos", afirmou.

O terceiro lugar no Mundial ainda vale para o clube a premiação de R$ 13,5 milhões, paga pela Fifa. Se perder para o time egípcio, o Palmeiras retorna para São Paulo com R$ 10,8 milhões pelo quarto lugar.

Ganhar o jogo significa também honrar a tradição sul-americana de pelo menos terminar o Mundial de Clubes com o terceiro lugar. Todos os campeões da Libertadores derrotados na semifinal conseguiram pelo menos voltar para a casa com uma vitória na partida de despedida.

BAIXAS - A equipe egípcia terá desfalques para o jogo por causa de um incidente inusitado. Os atacantes Mahmoud Kahraba e Hussein El-Shahat foram punidos pela Fifa por violarem o protocolo contra novo coronavírus. Após a derrota na semifinal para o Bayern de Munique, os dois foram à arquibancada cumprimentar o ídolo do clube, o ex-meia Mohamed Aboutrika, que estava na torcida.

A aproximação com pessoas de fora da bolha dos clubes desrespeitou as recomendações de segurança e os dois acabaram excluídos da delegação. Os dois foram titulares na semifinal. El-Shahat, inclusive, marcou o gol do time na estreia no Mundial, contra o Al-Duhail, do Catar.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Bolsonaro Há 23 Horas

'Vamos partir pra guerra': golpistas pediam 'orientação' a general próximo de Bolsonaro

politica BOLSONARO-PF Há 16 Horas

PF indicia Bolsonaro e mais 36 em investigação de trama golpista

esporte Indefinição Há 1 Hora

Qual será o próximo destino de Neymar?

justica São Paulo Há 23 Horas

'Quem vai devolver meu filho?', lamenta pai de universitário morto em abordagem da PM

fama Ellen DeGeneres Há 19 Horas

De saída: Ellen DeGeneres e mulher abandonam os EUA

brasil Brasil Há 17 Horas

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo

fama ED-MOTTA Há 21 Horas

Ed Motta pede desculpas após demitir integrante de sua equipe em show

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 17 Horas

Rússia ataca Ucrânia com míssil criado para guerra nuclear, diz Kiev

fama Björk Há 21 Horas

Björk faz 59 anos; relembre os looks mais extravagantes da cantora

fama Kylie Jenner Há 19 Horas

Kylie Jenner recria momento bizarro de Kendall a cortar pepino