Fluminense fará novo pedido à Fifa para reconhecer Copa Rio de 1952 como Mundial

A Copa Rio de 1952 foi disputada no Rio de Janeiro por oito equipes de sete países da América do Sul e da Europa

© Fred volta para tentar restabelecer a paz ao Fluminense em crise

Esporte Título 11/02/21 POR Estadao Conteudo

O Fluminense anunciou em seu site oficial e nas redes sociais que tem mantido conversas estratégicas para ser reconhecido oficialmente como campeão mundial por causa do título da Copa Rio de 1952. O trabalho, iniciado em 2012, quando diversas ações foram criadas para dar luz à discussão, teve novo movimento na semana passada, após reunião entre o presidente do clube, Mário Bittencourt, e o presidente da CBF, Rogério Caboclo.

PUB

Mas essa não foi a primeira vez em que os dois dirigentes discutiram o assunto. Em outubro do ano passado, durante visita à sede social no bairro de Laranjeiras, no Rio de Janeiro, Caboclo chegou a ser levado por Bittencourt à exposição especial do título, localizada na sala de troféus. O presidente do clube tricolor pediu apoio ao mandatário da CBF junto à Conmebol e à Fifa para que o Fluminense seja reconhecido como campeão mundial.

"Quando o presidente Rogério Caboclo esteve aqui em Laranjeiras, em outubro de 2020, eu o levei até a taça do título de 52 e solicitei que ele nos ajudasse no assunto, junto ao presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez. Na semana passada, eu e Caboclo nos reunimos novamente para conversar sobre a mudança da legislação para jogadores de base e eu, mais uma vez, lhe pedi que levasse à Fifa nossa solicitação de reconhecimento do Mundial de 52 ao Presidente Infantino. Ele levou nossa solicitação e nós vamos reenviar o dossiê para ser encaminhado à Fifa", explicou Bittencourt.

A Copa Rio de 1952 foi disputada no Rio de Janeiro por oito equipes de sete países da América do Sul e da Europa: Áustria Viena (Áustria), Corinthians, Grasshopper (Suíça), Libertad (Paraguai), Peñarol (Uruguai), Saarbrucken (Alemanha) e Sporting Lisboa (Portugal). Todos os times estrangeiros haviam sido campeões ou vice-campeões de seus países no ano anterior.

Fluminense e Corinthians, por sua vez, haviam vencido os Campeonatos Carioca e Paulista, respectivamente, de 1951. Naquela ocasião ainda não havia torneios nacionais no Brasil. O time tricolor bateu o alvinegro na final e venceu a competição de forma invicta. Foi a segunda edição da Copa Rio - a primeira, no ano anterior, foi conquistada pelo Palmeiras.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Ceará Há 9 Horas

Tumor raro muda tonalidade da pele de jovem que busca tratamento

brasil Vendavais Há 8 Horas

Ventos fortes causam prejuízo bilionário no Brasil

fama Família Há 8 Horas

Viih Tube solta o verbo após declaração do pai: 'Pare de me expor'

politica BALEIA-ROSSI Há 8 Horas

Presidente do MDB diz que vídeo de Janja contra Nunes extrapolou qualquer padrão ético

fama Dramaturgia agora mesmo

Gagliasso comemora beijo gay na TV após ser censurado em novela de 2005: 'Foi um tesão'

fama Espiritualidade Há 7 Horas

Courteney Cox tenta se 'comunicar' com espírito de Matthew Perry

fama Novela Há 10 Horas

'Não dava para começar trabalho cansada', diz Fernanda Torres sobre não ser Odete Roitman

fama MC Poze Há 9 Horas

Esposa de MC Poze movimentou R$ 10 milhões com rifas fraudulentas

fama Redes Sociais Há 3 Horas

Tiago Leifert é detonado na web após discutir racismo com ativista

lifestyle Os Astros Dizem Há 10 Horas

Novembro traz mudanças: as previsões de uma astróloga para cada signo