Moléculas inflamatórias explicam confusão mental e 'cérebro de Covid'

O estudo contou com a participação 18 pacientes internados no MSK com Covid-19, que estavam sofrendo de problemas neurológicos graves

© Shutterstock

Lifestyle Covid-19 12/02/21 POR NMBR

O 'brain fog' ou 'névoa no cérebro', também apelidado de 'cérebro de Covid' provoca confusão mental, dor de cabeça, perda de memória a curto e longo prazo e, nos casos mais graves, psicose e convulsões.

PUB

Na edição de fevereiro da revista Cancer Cell, uma equipe de médicos do hospital Memorial Sloan Kettering (MSK), nos Estados Unidos, revela uma possível causa associada a esta manifestação da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírusSARS-CoV-2: a presença de moléculas inflamatórias no líquido ao redor do cérebro e da medula espinhal, o chamado líquido cefalorraquidiano.

A descoberta é extremamente relevante visto que pode desvendar potenciais tratamentos contra a complicação, como medicamentos específicos, reporta um artigo publicado na revista Galileu.

Segundo Jessica Wilcox, pesquisadora chefe em neuro-oncologia doMSKe uma das principais autoras do estudo: "fomos inicialmente abordados pelos nossos colegas de medicina intensiva que observaram delírios graves em muitos pacientes hospitalizados com Covid-19".

Leia Também: Pazuello afirma que variante do coronavírus de Manaus é três vezes mais contagiosa

"Aquela reunião transformou-se numa tremenda colaboração entre neurologia, cuidados intensivos, microbiologia e neurorradiologia para aprender o que estava a acontecer e ver como poderíamos ajudar os nossos pacientes", acrescenta.

Aencefalopatia, explica a revista Galileu, o nome técnico do problema, é igualmente um efeito secundários em doentes em tratamento de imunoterapia com células T de receptor de anticorpo quimérico (CAR) para combater o câncer do sangue.

Ao ser administrada, a terapia com as CAR T faz com que células imunológicas libertem as moléculas citocinas, que auxiliam o corpo a combater a doença, tal como sucede nos casos severos de Covid-19.

No caso de indivíduos que recebem as CAR T, são utilizadosesteroidescontra o efeito neurológico, o que por sua vez poderá ser uma alternativa para os pacientes infectados com o novocoronavírus.

O estudo contou com a participação 18 pacientes internados no MSK com Covid-19, que estavam sofrendo de problemas neurológicos graves. Os indivíduos foram avaliados extensivamente, nomeadamente foram realizadas varreduras cerebrais através de ressonância magnética, tomografia computadorizada e monitoramento de eletroencefalograma, de forma a tentar detectar a causa dos delírios. Todavia, ainda assim, nada explicava o fenômeno. Foi nesse momento que os investigadores contemplaram que a resposta poderia estar no líquido cefalorraquidiano.

"Descobrimos que esses pacientes apresentavam inflamação persistente e altos níveis de citocinas no líquido cefalorraquidiano, o que explicava os sintomas que apresentavam", conta Jan Remsik, pesquisador e outro dos principais autores da pesquisa.

"Costumávamos pensar que o sistema nervoso era um órgão com privilégios imunológicos, o que significa que não tinha nenhum tipo de relação com o sistema imunológico", afirma Remsik.

Concluindo: "mas quanto mais olhamos, mais encontramos conexões entre os dois".

Leia Também: OMS emite alerta sobre possível fuga imunológica da variante de Manaus pelas vacinas contra Covid

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Ceará Há 9 Horas

Tumor raro muda tonalidade da pele de jovem que busca tratamento

brasil Vendavais Há 8 Horas

Ventos fortes causam prejuízo bilionário no Brasil

fama Família Há 8 Horas

Viih Tube solta o verbo após declaração do pai: 'Pare de me expor'

politica BALEIA-ROSSI Há 7 Horas

Presidente do MDB diz que vídeo de Janja contra Nunes extrapolou qualquer padrão ético

fama Dramaturgia agora mesmo

Gagliasso comemora beijo gay na TV após ser censurado em novela de 2005: 'Foi um tesão'

fama Espiritualidade Há 7 Horas

Courteney Cox tenta se 'comunicar' com espírito de Matthew Perry

fama Novela Há 9 Horas

'Não dava para começar trabalho cansada', diz Fernanda Torres sobre não ser Odete Roitman

fama Redes Sociais Há 3 Horas

Tiago Leifert é detonado na web após discutir racismo com ativista

fama MC Poze Há 9 Horas

Esposa de MC Poze movimentou R$ 10 milhões com rifas fraudulentas

fama Negócios Há 4 Horas

'Não vou mais correr do rapa', diz ex-galã de Malhação prestes a abrir um bar