© Divulgação
Policiais da UPP Cidade de Deus prenderam um dos acusados de integrar a quadrilha que tornava ilegalmente sírios em cidadãos brasileiros. David dos Santos Guido, de 68 anos, foi preso enquanto andava pela rua Edgard Werneck, no bairro da Zona Oeste da cidade. Segundo a polícia, ele já tinha mandado de prisão expedido por falsidade ideológica.
PUB
Guido é ex-funcionário de cartório e integra uma quadrilha que deu documentos brasileiros, como certidão de nascimento, identidade, título de eleitor e até passaportes a sírios. Pelo menos 72 pessoas nascidas na Síria estão envolvidas no esquema, tornado público pela TV Globo em dezembro.
O homem recebia folhas de livros de um cartório, retiradas por um funcionário identificado como Jorge Luiz da Silva, e nelas fazia o registro tardio de nascimento dos sírios. Depois, Jorge recolocava as páginas no lugar. Mesmo folhas que já tinham sido canceladas foram utilizadas para os registros, que eram todos datados das décadas de 1960 e 1970. As fraudes, no entanto, teriam acontecido entre 2012 e 2014.