Tratoraço contra aumento de ICMS em São Paulo tem 'fora Doria' e hino nacional

Caminhoneiros, produtores rurais e representantes de revendedores de carros também participaram

© Getty Images

Economia Imposto 17/02/21 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Uma caravana de tratores, caminhões, caminhonetes, jipes e outros veículos percorreu as ruas de São Paulo nesta quarta-feira (17) em direção à Assembleia Legislativa de São Paulo em protesto contra o aumento do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços).

PUB

O tratoraço partiu da Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), na Vila Leopoldina, zona oeste da capital paulista. Os manifestantes –em sua maioria ligados ao agronegócio– cantaram o hino nacional e fizeram críticas ao governador João Doria (PSDB) pelo ajuste fiscal que resultou em alíquotas maiores de imposto estadual a dezenas de produtos.

Representantes de revendedores de carros também participaram. Bandeiras do Brasil e do Estado de São Paulo adornavam caminhões de som e tratores, que levavam também faixas com críticas às mudanças no ICMS com frases como "Não ao ICMS na agricultura. Não ao alimento mais caro" e "Fora Doria".

Produtores rurais do interior e da Grande São Paulo chegaram por volta de 7h ao entreposto de alimentos. Os manifestantes também estenderam faixas de sindicatos e de entidades de municípios paulistas como Novo Horizonte, Santa Fé do Sul, Jundiaí, Piracicaba e Limeira.

Nesta quarta, será protocolado na Assembleia Legislativa um projeto de lei propondo revogar o artigo da Lei 17.293 que permitiu a revisão dos benefícios fiscais. Em frente à sede do Legislativo estadual, manifestantes colocaram um boneco inflável do governador João Doria, no qual era possível ler: "Aumento de 207% no ICMS! Imposdória. João Gestor desempregador".

Em nota, o Governo de São Paulo disse respeitar a livre manifestação, mas lamentou o que chamou de "ações injustificáveis de grupos que agem com caráter político-partidário."

O governo paulista também afirmou também que o argumento de que a redução dos benefícios fiscais provocou aumento de preços é mentiroso.

"Os valores de produtos e serviços oferecidos por esses grupos subiram acima da inflação -alguns acima de 50%- entre 2019 e 2020, portanto sem qualquer relação com o ICMS", afirmou.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Investigação Há 13 Horas

PF põe Bolsonaro como líder de organização e vê viagem aos EUA como parte de plano, diz TV

fama Harry e Meghan Markle Há 13 Horas

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

brasil Goiás Há 14 Horas

Piloto de avião que caiu em Goiás mandou vídeo dentro de aeronave

fama Beto Barbosa Há 9 Horas

Beto Barbosa é criticado por ter se casado com adolescente de 15 anos

fama Viralizou Há 14 Horas

Rafa Vitti cita segredo sexual de Tatá na frente do pai da apresentadora

fama Ron Ely Há 15 Horas

Revelada causa da morte de Ron Ely, ator de 'Tarzan'

fama Vídeo Há 13 Horas

DiCaprio é acusado de 'comportamento desrespeitoso' em hotel

fama Redes Sociais Há 8 Horas

Jojo Todynho vira garota-propaganda da Havan, que ironiza 'cancelamento'

lifestyle Culinária de luxo Há 12 Horas

As comidas mais caras do mundo: Você já provou alguma?

economia Banco do Brasil Há 15 Horas

Banco do Brasil: Clientes aplicaram R$ 4,7 mi no Tesouro via WhatsApp desde lançamento