Período ou menstruação. O nome difere, mas o tabu é o mesmo. A falta de informação e a vontade em não saber são os fatores que mais contribuem para a desvalorização desta característica fisiológica das mulheres.
PUB
Para tentar aclarar algumas ideias – e colocar um ponto final do tabu que ainda existe – a médica Emma Bryce participou no mais recente vídeo do TED-Ed e explica como funciona, afinal, a menstruação.
Ao longo de pouco mais de quatro minutos, o vídeo dá a conhecer alguns fatos sobre o assunto, desde o tempo de duração (entre dois a sete dias) à quantidade de vezes em que ocorre na vida de uma mulher: cerca de 450.
O ciclo menstrual – que é de 28 dias – é regulado pela interação dos hormônios pituitárias (hormônio luteinizante e hormona foliculoestimulante) com os hormônios sexuais ováricas (estradiol e progesterona).
É esta dança hormonal que interfere com os baixos níveis de estradiol (um estrogénio) e de progesterona, fazendo com que o revestimento uterino (o endométrio) se degenere e se desprenda, dando origem ao fluxo.
Assim que a dita menstruação (e perda de sangue) ocorre, seguem-se outras três fases do ciclo menstrual: a fase pré-ovulatória (momento em que o óvulo se prepara para sair do ovário e o útero fica pronto para acolher um ovulo fecundado), a ovulação (momento em que a mulher está fértil, que, por norma, acontece entre o 13º e o 15º dia antes da menstruação seguinte) e a fase pós-ovulatória (início da nova menstruação, que resulta da ‘morte’ do óvulo não fecundado).
Como conclui o vídeo, mesmo a menstruação sendo uma caraterística feminina universal, nem todas as mulheres experienciam o mesmo. Aliás, o período de umas pode ser mais curto ou mais longo de que o de outras e são vários os fatores que interferem com o seu aparecimento, intensidade e frequência.