MP investiga pacientes de Covid amarrados no interior do AM

Um vídeo obtido pela TV Globo mostra quatro pacientes intubados do hospital Dr. Jofre Matos Cohen com os braços presos

© Shutterstock- imagem ilustrativa

Brasil CORONAVÍRUS-AM 25/02/21 POR Folhapress

MANAUS, AM (FOLHAPRESS) - O Ministério Público do Amazonas cobrou explicações da prefeitura de Parintins sobre por que pacientes com Covid-19 foram amarrados à maca com gaze no hospital da cidade.

PUB

Um vídeo obtido pela TV Globo mostra quatro pacientes intubados do hospital Dr. Jofre Matos Cohen com os braços presos. As imagens foram gravadas na noite de sábado (20), por uma funcionária não identificada. Esse tipo de procedimento é permitido, mas, segundo a reportagem da emissora, o motivo foi o fim do estoque de sedativos.

À reportagem o prefeito de Parintins, Bi Garcia (DEM), afirmou que o estoque chegou a estado crítico no sábado, mas negou que tenha terminado. "Eu entreguei pessoalmente a medicação, era meia-noite de sábado para domingo. Se você olhar direito no vídeo, o soro estava com medicação."

Após a reportagem, o promotor ampliado para Parintins, Marcelo Bitarães de Souza Barros, enviou ofício à Secretaria de Saúde do município questionando sobre por que os pacientes foram amarrados e qual médico teria autorizado o procedimento.

Ele também questionou a Secretaria de Saúde do Amazonas sobre o nível dos estoques de sedativo em Parintins no último sábado.

Apesar de ser a segunda maior cidade do Amazonas, Parintins não conta com UTI -apenas a capital, Manaus, conta com esse serviço em todo o estado, de tamanho comparável à soma das regiões Sul e Sudeste.

Segundo Bi Garcia, há oito pacientes de Parintins na fila de transferência para Manaus. Como não há estradas, a remoção ocorre somente por via área, um processo caro e escasso. Ele disse ter tido acesso a um relatório do governo estadual segundo o qual há 200 pacientes do interior aguardando vaga na capital.

O político afirma que a demanda por serviços médicos continua alta em Parintins, mas diminuiu nas últimas semanas. "Tivemos um alto índice na segunda quinzena de janeiro, quando chegamos a 158 pacientes internados. Hoje, há uns 90 pacientes só internados."

Localizada à beira do rio Amazonas, Parintins tem cerca de 115 mil habitantes e acumula 260 óbitos por Covid-19, atrás apenas de Manaus e de Manacupuru no estado. Os casos confirmados somam 8.313 no município.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Óbito Há 21 Horas

Detalhes sobre o funeral de Liam Payne são divulgados

mundo Uganda Há 20 Horas

Raio cai em igreja e mata 14 pessoas durante culto em Uganda

fama Cantora Há 23 Horas

Rihanna diz que torcia pela seleção brasileira e era fã de Ronaldinho Gaúcho

fama Hobbies Há 20 Horas

Famosos que pularam de bungee jump e fizeram outras loucuras radicais!

mundo Estados Unidos Há 3 Horas

Kamala e Trump travam o que pode ser o embate mais acirrado da história dos EUA

fama Luto Há 18 Horas

Bailarina de Claudia Leitte teve parada cardíaca em ensaio

fama Polêmica Há 19 Horas

Sean Combs, o Diddy, completa 55 anos em meio a processos e denúncias sexuais

politica Justiça Há 3 Horas

Moraes manda Fátima de Tubarão cumprir pena por atos de 8 de janeiro

fama Luto Há 13 Horas

Agnaldo Rayol construiu legado entre a música, a televisão e o cinema

fama Homenagem Há 16 Horas

Adriane Galisteu faz declaração a Senna em semana de homenagens