© istock
Legumes e verduras são essenciais para uma alimentação balanceada, pois colaboram no processo de emagrecimento e na reposição de nutrientes necessários para o bom funcionamento orgânico.
PUB
Como referência, as cenouras são ricas em vitaminas A, C e potássio; berinjelas contêm vitaminas C, B1 e B2, além de proteínas, cálcio e fósforo; tomates possuem vitamina C, potássio, fósforo, sódio, cálcio, fibras, magnésio e quantidades abundantes de licopeno.
Legumes podem estar presentes em sopas, arroz, ensopados e risotos. Inclusive, devem ser usadas as cascas, os talos e extremidades.
Para te ajudar na missão de incluir mais legumes e verduras nas refeições, a Pilar, marca de massas e biscoitos da M. Dias Branco, dá dicas de como armazenar, limpar e prepará-los da melhor forma para que seu cardápio se torne ainda mais nutritivo e saboroso.
-Assim que chegar da feira ou supermercado, higienize os legumes. Para as raízes, como batatas, rabanetes e cenouras, utilize uma escovinha para retirar resíduos de terra;
-Para a higienização correta, o método recomendado pelo Ministério da Saúde é mergulhar a verdura em 1 litro de água com 1 colher de hipoclorito de sódio (água sanitária) e deixar durante 15 minutos em uma bacia. Em seguida, lave novamente folha por folha em água corrente, até o resíduo sair por completo;
-Após higienizar os alimentos, reserve-os em um saco plástico ou refratário para acondicioná-los, conforme for utilizando-os;
-Os gavetões de baixo da geladeira são os mais indicados para guardar vegetais. Isso porque estão mais longe do congelador, garantindo que as folhas não queimem com o frio excessivo;
-Alguns alimentos podem ser utilizados por completo e para que não haja desperdício: talos, folhas, cascas, pontas e miolos podem ser aproveitados, basta higienizá-las também.
-Descarte apenas as folhas que estiverem amareladas;
-As sobras de legumes e vegetais podem ser armazenadas por até cinco dias. Depois desse tempo, basta coloca-los em uma panela com água fria o suficiente para cobri-los e cozinhar em fogo baixo por 30 a 50 minutos. Para dar um toque de sabor, adicione uma cebola descascada e três dentes de alho. Depois que esfriar, basta coar e congelar, para utilizar aos poucos, no dia a dia, em pratos deliciosos e saudáveis.