Saiba como utilizar legumes e verduras para enriquecer receitas

Utilize alimentos repletos de sabor e nutrientes para uma alimentação saborosa e equilibrada

© istock

Lifestyle Dicas de culinária 25/03/21 POR NMBR

Legumes e verduras são essenciais para uma alimentação balanceada, pois colaboram no processo de emagrecimento e na reposição de nutrientes necessários para o bom funcionamento orgânico.

PUB

Como referência, as cenouras são ricas em vitaminas A, C e potássio; berinjelas contêm vitaminas C, B1 e B2, além de proteínas, cálcio e fósforo; tomates possuem vitamina C, potássio, fósforo, sódio, cálcio, fibras, magnésio e quantidades abundantes de licopeno.

Legumes podem estar presentes em sopas, arroz, ensopados e risotos. Inclusive, devem ser usadas as cascas, os talos e extremidades.

Para te ajudar na missão de incluir mais legumes e verduras nas refeições, a Pilar, marca de massas e biscoitos da M. Dias Branco, dá dicas de como armazenar, limpar e prepará-los da melhor forma para que seu cardápio se torne ainda mais nutritivo e saboroso.

-Assim que chegar da feira ou supermercado, higienize os legumes. Para as raízes, como batatas, rabanetes e cenouras, utilize uma escovinha para retirar resíduos de terra;

-Para a higienização correta, o método recomendado pelo Ministério da Saúde é mergulhar a verdura em 1 litro de água com 1 colher de hipoclorito de sódio (água sanitária) e deixar durante 15 minutos em uma bacia. Em seguida, lave novamente folha por folha em água corrente, até o resíduo sair por completo;

-Após higienizar os alimentos, reserve-os em um saco plástico ou refratário para acondicioná-los, conforme for utilizando-os;

-Os gavetões de baixo da geladeira são os mais indicados para guardar vegetais. Isso porque estão mais longe do congelador, garantindo que as folhas não queimem com o frio excessivo;

-Alguns alimentos podem ser utilizados por completo e para que não haja desperdício: talos, folhas, cascas, pontas e miolos podem ser aproveitados, basta higienizá-las também.

-Descarte apenas as folhas que estiverem amareladas;

-As sobras de legumes e vegetais podem ser armazenadas por até cinco dias. Depois desse tempo, basta coloca-los em uma panela com água fria o suficiente para cobri-los e cozinhar em fogo baixo por 30 a 50 minutos. Para dar um toque de sabor, adicione uma cebola descascada e três dentes de alho. Depois que esfriar, basta coar e congelar, para utilizar aos poucos, no dia a dia, em pratos deliciosos e saudáveis.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia PIS-Pasep Há 15 Horas

PIS-Pasep: quando abono de 2025 será pago?

mundo Uzbequistão Há 15 Horas

Tratador acaba filmando a própria morte em jaula com leões

mundo China Há 16 Horas

HMPV: vírus respiratório enche hospitais na China e acende alerta

esporte F1 Há 18 Horas

Michael Schumacher completa 56 anos; como está a saúde do ex-piloto de Fórmula 1?

fama GUSTTAVO-LIMA Há 15 Horas

Gusttavo Lima diz que procura partido para se candidatar a presidente do Brasil

fama Justiça Há 22 Horas

Ex-BBB Gabriel Santana é surpreendido em casa por policiais que investigavam tráfico de drogas

fama Justiça Há 21 Horas

Ex-MasterChef nega estupro e afirma que conheceu garota em aplicativo de namoro

fama Relacionamentos Há 23 Horas

Duda Santos desmente boatos de romance com João Vitor Silva após virada de ano juntos

esporte Portugal Há 15 Horas

Família de jogador relata xenofobia em Portugal

fama Maternidade Há 15 Horas

Maíra Cardi revela perda de bebê em desabafo: 'Um vazio'