© Shutterstock
A coluna vertebral se estende por todo o eixo central do corpo, sustenta o peso e conecta os sistemas nervosos central e periférico, para que tenhamos movimento e sensibilidade.
PUB
Por tal importância, é comum que seja bastante afetada: “especialmente ao longo da vida, pois há o acúmulo de má-postura, excessos de peso, pouco descanso, falta de nutrição, entre outros”, esclarece Dr. André Evaristo Marcondes, ortopedista e especialista em coluna no Hospital Sírio-Libanês.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% da população mundial ou já sofre ou pode sofrer com ao menos um episódio de dor nas costas durante a vida. “A parte mais afetada da coluna é a lombar, conhecida como lombalgia, mas o uso em excesso de dispositivos eletrônicos, com postura inadequada, tem feito aumentar os números de dores na coluna cervical”, revela o especialista.
Veja algumas das principais causas para dores nas costas:
1) ️Má-postura: sentar-se sem apoio nas costas, ficar muito tempo com a cabeça baixa, abaixar somente o dorso para pegar objetos pesados no chão, sem flexão das pernas, entre outros.
2) ️Sedentarismo: passar horas sentado aumenta a pressão da coluna sobre os discos intervertebrais, provoca alteração postural e consequente dor. A falta de atividades físicas também colabora para este quadro.
3) ️Estresse: a condição causa tensão muscular e rigidez do corpo, que pode refletir em dor nas costas.
4) ️Doenças da coluna: os itens elencados acima, com o passar do tempo, podem resultar em problemas na coluna, como surgimento de protusão discal, hérnia de disco, desgaste, entre outros. Hereditariedade também é um fator para dores na coluna.
5) ️Traumas: batidas, movimentos muito bruscos e de alto impacto podem causar traumas na coluna vertebral, desencadeando dores nas costas.
“A saúde da sua coluna pode impactar no funcionamento de todo o corpo, por isso cuidados no dia a dia, como: manter a coluna alinhada, apoiar as costas ao sentar, levantar a cada hora para, flexionar os joelhos para agachar e usar o impulso das pernas para pegar objetos pesados no chão, são essenciais para evitar dores”, recomenda Dr. André.
Pequenas mudanças no dia a dia ajudam a restaurar os quadros de dor e evitam a evolução dos problemas na coluna.