Doria cumprimenta ministra Rosa Weber por decisão sobre leitos de UTI

Rosa Weber determinou que o governo federal reative os leitos de UTI que foram fechados no Estado de SP

© Shutterstock

Brasil Governador 01/03/21 POR Estadao Conteudo

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), cumprimentou a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber por determinar na sexta-feira, 26, que o governo federal reative os leitos de UTI que foram fechados no Estado.

PUB

Para Doria, a reativação dos leitos "não é nenhum favor (do Ministério da Saúde), é uma obrigação". O governador lembrou que a medida irá se estender a todos os Estados que entrarem com o mesmo recurso, como Maranhão e Bahia.

"Que tristeza ter que recorrer à Justiça para termos leitos de UTI para salvar vidas. Isso deveria fazer parte de uma coordenação nacional, independentemente de solicitação e recursos judiciais", lamentou o governador. Na avaliação de Doria, a ministra teve uma atitude "coerente", de "bom senso" e "obediente" à lei.

Segundo o governador, no período em que houve a ruptura com a Saúde, que contemplou janeiro e fevereiro, o Estado de São Paulo passou a desembolsar R$ 245 milhões por mês para o custeio dos leitos. "Tivemos que fazer um desembolso de quase R$ 500 milhões quando esses recursos deveriam ser do Ministério da Saúde", afirmou.

Com a nova decisão, são 5.112 leitos de leitos de covid-19 que voltam à responsabilidade de pagamento da pasta federal da Saúde. De acordo com Doria, a orientação do secretário estadual de Saúde de São Paulo, Jean Carlo Gorinchteyn, "é que proceda imediatamente a cobrança desses valores e obviamente que o Ministério da Saúde obedeça a ordem judicial da ministra". Conforme a procuradora Camila Pintarelli, até ontem estavam habilitados 564 leitos no Estado. Número que passou a zero desde as 0h desta segunda-feira (1º).

"Maranhão, Bahia e São Paulo, e certamente os demais Estados brasileiros e o Distrito Federal foram vitimados de mais um equívoco do Ministério da Saúde, abandonando a população brasileira e não oferecendo as condições adequadas" para o enfrentamento da covid-19, apontou Doria.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul 22/12/24

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

economia Dinheiro Há 5 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

brasil ACIDENTE-MG 22/12/24

Sobe para 41 o número de mortos em acidente entre ônibus e carreta em MG

fama CHRIS-BROWN 22/12/24

Chris Brown transforma o Allianz em balada pop R&B

fama Kate Middleton 22/12/24

Kate Middleton grava mensagem especial de Natal

fama Patrick Swayze Há 19 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

fama Tragédias Há 22 Horas

Modelos que morreram em circunstâncias trágicas: Um caso recente

mundo Estados Unidos Há 5 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Mal de parkinson Há 20 Horas

Famosos que sofrem da doença de Parkinson

mundo Guerra na Ucrânia Há 23 Horas

"Vão lamentar". Putin promete mais destruição na Ucrânia