Pelo menos 10 foguetes foram lançados contra base americana no Iraque

Ainda não há informação de mortes ou feridos

© Lusa

Mundo Iraque 03/03/21 POR NMBR

Pelo menos 10 foguetes foram lançados nesta quarta-feira contra uma base militar no Iraque que acolhe tropas da coligação lideradas pelos Estados Unidos, disse um porta-voz da coligação.

PUB

Ainda não há informação de mortes ou feridos.

Os foguetes atingiram a base aérea de Ain al-Asad na província de Anbar às 07:20, disse o porta-voz da coligação, o coronel Wayne Marotto.

"As forças de segurança iraquianas estão liderando a investigação", acrescentou o coronel.

Os militares iraquianos divulgaram um comunicado afirmando que o ataque não causou perdas significativas e que as forças de segurança tinham encontrado a plataforma de lançamento utilizada para os mísseis.

O ataque ocorreu dois dias antes da visita prevista do papa Francisco ao Iraque, numa viagem muito antecipada que incluirá Bagdá, o sul do Iraque e a cidade de Irbil, no norte do país.

Este foi primeiro incidente desde que os Estados Unidos atacaram alvos das milícias alinhadas com o Irã ao longo da fronteira Iraque-Síria, na semana passada.

Na semana passada, os bombardeios contra edifícios alegadamente usados pelas milícias pró-iraquianas, segundo o Pentágono, foram "proporcionados" e tiveram caráter "defensivo", após ataques com foguetes contra as bases e objetivos norte-americanos no Iraque.

Segundo o porta-voz do Pentágono, John Kirby, os bombardeios norte-americanos destruíram múltiplas instalações situadas num posto de controle fronteiriço usado por vários grupos militares apoiados pelo Irã, incluindo Kait'ib Hizbulá e Kait'ib Sayyid al-Shuhada.

Este foi o primeiro bombardeio efetuado pelos EUA sob o mandato do novo Presidente, Joe Biden, e ocorreu depois de uma oferta formal para o regresso à mesa das negociações com o Irã para resgatar o acordo nuclear do qual o seu antecessor, Donald Trump, retirou os Estados Unidos há mais de três anos.

Segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos, com sede em Londres, que tem uma ampla rede de colaboradores no terreno, neste ataque norte-americano morreram pelo menos 22 combatentes das milícias pró-iranianas.

A embaixada dos Estados Unidos em Bagdá foi alvo, na segunda-feira da semana passada, de um ataque com mísseis tipo 'katiusha', que atingiram o exterior das instalações, situadas em plena Zona Verde, a zona internacional de segurança da capital do Iraque.

Após esse ataque, o Pentágono disse que o ataque foi uma "resposta militar proporcional" tomada após consultar os parceiros da coligação.

Leia Também: Queda de avião faz pelo menos dez mortos no Sudão do Sul

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Aposentados Há 52 mins

Aposentadorias do INSS com reajuste serão pagas entre 27 de janeiro e 3 de fevereiro

fama Despedida Há 20 Horas

Familiares e amigos se despedem de Ney Latorraca

esporte Violência Há 17 mins

Cunhado da irmã de Endrick, do Real Madrid, é morto a tiros no Distrito Federal

fama Dua Lipa Há 21 Horas

Dua Lipa está noiva? Um grande anel de diamantes indica que sim

fama Hospital Há 23 Horas

Internado, influenciador Toguro desabafa sobre morte da mãe em hospital

fama Enfermidades Há 22 Horas

Famosos que sofrem de doenças incuráveis e como lidam com os desafios diários

economia Dinheiro Há 19 Horas

Prazo para sacar o Abono Salarial termina nesta sexta

esporte Futebol Há 20 Horas

Ídolos da seleção aprovam nome de Ronaldo para a CBF

fama Relato Há 19 Horas

Atriz de Bridgerton revela que a mãe não gostou das suas cenas 'quentes'

fama Luto Há 16 Horas

Ex-mulher de Ney Latorraca, Inês Galvão se emociona em velório